01. A
V2 =
V02 + 2.a.ΔS => 02 = 102 – 2.2.ΔS => ΔS = 100/4 = 25 m.
02. B
No instante tB há mudança de sentido, logo, a velocidade
é nula.
03.
B
As grandezas escalares apresentam valor numérico e unidade, enquanto
as grandezas vetoriais apresentam direção, sentido e módulo; assim, o item B
são todos escalares.
04.
B
O gráfico sugere: movimento progressivo acelerado (corrida para
pegar o ônibus); repouso (espera no ponto); movimento uniforme regressivo
(volta para casa); novo repouso (espera pelo táxi) e, finalmente, movimento
progressivo uniforme (movimento do táxi).
05.
A
Velocidade menor, menor inclinação da reta (1 e 4), andou; velocidade
maior, maior inclinação da reta (2), correu; e velocidade nula (3), parado.
06.
C
Durante o trajeto
apresentou M.U. com V > 0 e M.U.V.
com V > 0 e também em alguns instantes com a > 0 e em outros com a <
0, logo o carro começou com velocidade constante; acelerou; manteve constante
de novo; acelerou; novamente com velocidade constante; desacelerou; constante
mais uma vez; desacelerou; acelerou e terminou com velocidade constante.
07.
C
a) Falsa. O deslocamento é menor
que a distância percorrida em I.
b) Falsa. São iguais somente na trajetória
II.
c) Verdadeira. Veja item a.
d) Falsa.
e) Falsa.
08. C
d2 = 42 + 32 →
d = 5 km.
09.
C
I. (FALSA) O espaço percorrido
(medida da linha tracejada) é maior que o módulo do deslocamento(
distância em linha reta do ponto de
partida ao ponto de chegada) .
II. (FALSA) O valor da velocidade
escalar média é maior que o módulo da velocidade vetorial
média.
III. (VERDADEIRA) Como o trajeto
tem trechos curvos, a carruagem tem aceleração.
IV. Como houve aceleração, o
movimento em trechos curvos foi uniformemente variado.
V. Medindo
a linha tracejada com a escala do mapa, obtemos um valor próximo a 1800 m = 1,8
km. O intervalo de tempo das 8h e 11min até as 8h e 26min corresponde a 15min
ou seja, um quarto de hora. Assim a velocidade escalar média, fazendo as
devidas considerações de aproximação, vm = 1,8/0,25 = 7,2 km/h.
10.
C
Usando a regra do ciclo chegamos ao item C.
11. D
rota
1 = 8.100 + 2.50 = 900 m e rota 2 = 3.100 + 2.50 + 200 =
400 + 200.1,4 = 680 m 700 m.
12. D
Unindo
os três vetores resultante de cada situação, perceberemos que irá um formar um
ciclo, dessa forma o vetor resultante final será igual a zero.
13.
a) V0 = – 30 m/s e a = 5
m/s2.
b) 0 = –30 + 5t => t = 30/5 = 6 s.
c) de 0 a 6 s temos: V <
0 e a > 0 (retrógrado) e acima de 6 s: V > 0 e a > 0 (acelerado).
14. B
Sendo S = 16 –
40t + 2,5t2, então V = – 40 + 5.t, assim: 0 = – 40 + 5.t => t =
40/5 = 8 s.
15. A aceleração é constante e diferente de zero; a velocidade
varia (muda).
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