01. A
Antes de chegar ao primeiro quebra-molas
(instante t1), o carro deve frear e o módulo de sua velocidade vai
diminuir. Imediatamente após passar o primeiro quebra-molas, o carro acelera e
o módulo de sua velocidade aumenta. Antes de chegar ao segundo quebra-molas
(instante t2), o carro volta a frear e o módulo de sua velocidade
volta a diminuir. Imediatamente após passar o segundo quebra-molas, o carro
volta a acelerar e o módulo de sua velocidade volta a aumentar. Esta sequência
de eventos ocorre na opção A. Resposta: A
02. D
1)
O sinal da velocidade escalar V será
positivo ou negativo conforme o espaço seja crescente ou decrescente,
respectivamente.
2)
O sinal de aceleração escalar γ será positivo ou negativo conforme o arco de
parábola tenha concavidade para cima (0 a t1) ou para baixo (t1
a t2), respectivamente.
3)
Intervalo de 0 e t1:
Espaço
crescente: V > 0
Arco
de parábola com concavidade para cima: a > 0 e Sendo V > 0, o movimento é
progressivo: Como V e a têm o mesmo sinal, o movimento é acelerado.
4)
Intervalo de t1 a t2:
Espaço
crescente: V > 0
arco
de parábola com concavidade para baixo: a < 0 e Sendo V > 0, o movimento
é progressivo. Como V e a têm sinais opostos, o movimento é retardado.
03. D
Analisando
o gráfico, conclui-se que o motorista imprudente é aquele do automóvel A.
Portanto, temos para esse automóvel:
De
10 s a 20 s: a = (30 – 10)/(20 – 10) = 2 m/s2.
De
30 s a 40 s:
a = (0
– 30)/(40 – 30) = 3 m/s2.
Logo,
em módulo, as variações de velocidades (as acelerações), valem,
respectivamente, em m/s2, 2,0 e 3,0.
04. C
I. Errada.
No
intervalo AB, não ocorre variação do módulo da velocidade.
II.
Errada.
No
intervalo CD, o módulo da velocidade aumenta, assim o caminhão está acelerando.
III.
Correta.
Através
do gráfico, o maior valor do módulo da velocidade ocorre no intervalo DE.
IV.
Errada.
Através
do gráfico, observa-se que existem outros intervalos em que o módulo da
velocidade é menor do que aquele apresentado no intervalo BC.
V.
Errada.
Para
todo intervalo, observa-se que o módulo da velocidade está diminuindo. O
caminhão sofre desaceleração.
05. B
Conforme o gráfico do tronco, entre 40 e 110 ms, temos um trapézio
ΔV = área (a x t) → ΔV = (B + b).h/2 = (70 + 10).10–3.50/2
= 2 m/s = 7,2 km/h.
06. C
I. VR = ΔS/Δt → 72 +
144 = 192/Δt
→ Δt =
8/9 h. (onde 40 m/s = 144 km/h)
II. ΔS = 72.8/9 = 64 km.
07. C
Para o deslocamento de 0 a 10 m:
VM = ΔS/Δt1 =
(V + V0)/2 → 10/Δt1 =
(2,5 + 0,5)/2 → Δt1 =
20/3 s.
Para o deslocamento de 10 a 170 m:
VM = ΔS/Δt2 → 2,5 = (170 –
10)/ Δt2 → Δt1 =
64 s.
Para o deslocamento de 170 a 180 m:
VM = ΔS/Δt3 =
(V + V0)/2 → 10/Δt1 =
(0,5 + 2,5)/2 → Δt1 =
20/3 s.
Calculando o tempo total de movimento:
ΔtT = Δt1 + Δt2 + Δt3 =
20/3 + 64 + 20/3 = 77 s.
08. C
V2
= V02 + 2.g.h
122 = 02 + 2.10.h
h = 7,2 m.
09. C
Sendo V = ΔS.A e v = ΔS/Δt,
então Δt = V/v.A = 45/30.0,15 = 45/4,5 = 10 s. Onde V
= 45 L = 45 dm3; A = 15 cm2 = 0,15 dm2 e v = 3
m/s = 30 dm/s.
10. B
Conforme o próprio gráfico, podemos
identificar que em dois pontos distintos, os móveis se encontram.
11. C
∆t = ∆S/V = 2440
Kb/3,7 Kb/s = 659,459 s = 10,99 min
12. B
No
mesmo intervalo de tempo, a bolinha vai de A para B e a sombra vai de C para B.
Como a sombra percorre distância maior que a bolinha, no mesmo intervalo de
tempo, concluímos que a velocidade da sombra é maior que a da bolinha.
13. C
Quando velocidade e aceleração possuem o mesmo sinal, o movimento é
acelerado.
Quando velocidade e aceleração possuem sinais opostos, o movimento é
retardado.
Entre 0 e
t1, o taxista acelera, velocidade e aceleração
positiva.
Entre t1 e
t2, o taxista está em movimento uniforme, com
velocidade positiva e constante.
Entre t2 e t3, o taxista freia,
velocidade positiva e aceleração negativa.
Entre t3 e
t4, o taxista se encontra em repouso, com
velocidade nula.
Entre t4 e
t5, o taxista acelera, velocidade e aceleração
negativa.
Entre t5 e
t6, o taxista está em movimento uniforme, com
velocidade negativa e constante.
Entre t6 e
t7, o taxista freia, velocidade negativa e
aceleração positiva.
14.
B
O gráfico sugere: movimento progressivo
acelerado (corrida para pegar o ônibus); repouso (espera no ponto); movimento
uniforme regressivo (volta para casa); novo repouso (espera pelo táxi) e,
finalmente, movimento progressivo uniforme (movimento do táxi).
15. A
Velocidade menor, menor inclinação da reta
(1 e 4), andou --- velocidade maior, maior inclinação da reta (2),
correu --- velocidade nula (3), parado .
16. A
Trecho
EF = MU → VEF = ΔS/Δt = 0,80/0,10 = 8 m/s.
Trecho
FA = MUV → VM = ΔS/Δt = 0,40/0,08 = 5 m/s, mas
no MUV: VM = (V + V0)/2, então 5
= (V + 8)/2 → VA
= 2 m/s. Com os resultados acima é possível concluir que a alternativa correta
é A.
17. E
Pelo
fato de girarmos junto com a Terra, o gato está parado para um referencial fixo
no solo terrestre.
18. C
t1
= 0 → v1 = 0.
t2 = 15 s → v2 = 0 → v22 = 2.3,6.104.15/1,2.103 → v22 = 900 → v = 30 m/s.
a = (30 – 0)/15 = 2 m/s2.
19. C
Durante o trajeto apresentou M.U. com V > 0 e M.U.V. com V > 0 e também em alguns
instantes com a > 0 e em outros com a < 0, logo o carro começou com
velocidade constante; acelerou; manteve constante de novo; acelerou; novamente
com velocidade constante; desacelerou; constante mais uma vez; desacelerou;
acelerou e terminou com velocidade constante.
20. C
I. A distância percorrida por Chapeuzinho é maior porque seguiu um caminho
tortuoso e, portanto, sua velocidade escalar média é maior (Δt é o mesmo)
II. O deslocamento vetorial é um vetor que vai
do ponto de partida para o ponto de chegada e é o mesmo para Chapeuzinho e Lobo Mau.
21. C
I.
(FALSA) O espaço percorrido (medida da linha tracejada) é maior que o módulo do
deslocamento(
distância
em linha reta do ponto de partida ao ponto de chegada) .
II.
(FALSA) O valor da velocidade escalar média é maior que o módulo da velocidade
vetorial
média.
III.
(VERDADEIRA) Como o trajeto tem trechos curvos, a carruagem tem aceleração.
IV.
Como houve aceleração, o movimento em trechos curvos foi uniformemente variado.
V.
Medindo a linha tracejada com a escala do mapa, obtemos um valor próximo a 1800
m = 1,8 km. O intervalo de tempo das 8h e 11min até as 8h e 26min corresponde a
15min ou seja, um quarto de hora. Assim a velocidade escalar média, fazendo as
devidas considerações de aproximação, vm = 1,8/0,25 = 7,2 km/h.
22. D
V = ΔS/Δt = 140/5 = 28 m/s = 28.3,6 = 100,8
km/h.
23. A
Próximo ao centro, R=20 mm =20.10-3 =
2.10-2 m. Sendo ω =V/R, uma volta completa: ω =2π/T = 2πf. Então:
V/R = 2πf → 1,26/2.10-2 = 6,3.f → f = 10 Hz x 60 = 600 rpm.
Próximo
à beirada, R= 60 mm = 60.10-3 = 6.10-2m. Sendo ω =V/R,
uma volta completa: ω =2π/T = 2πf. Então: V/R = 2πf → 1,26/6.10-2 = 6,3.f → f = 21/6,3 = 7/2,1 = 1/0,3 = 10/3 Hz
x 60 = 200 rpm.
24. E
Cálculo
do comprimento da circunferência de raio 0,4 cm: C = 2πr = 0,8 π cm.
Número
de rotações: N = ΔS/C = 15/0,8π = 6 voltas (em 0,3 s)
6
voltas —— 0,3s
x
—— 1s
x
= 6/0,3 = 20 voltas.
25. E
De
acordo com o gráfico, a roda dá uma volta completa a cada 0,1 s e o raio da
roda tem metade da
altura
máxima atingida, ou seja, R = 0,3 m. Logo, como o período é
0,1 s, a freqüência é 10 Hz:
ω = 2πf
=
2.(3,1).10 = 62
rad/s.
“Viver é como andar de bicicleta: É
preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio”. (Albert
Einstein)
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