01. Conforme o circuito elétrico
abaixo, podemos concluir que nos pontos (1), (2) e (3), temos:
A) gerador; resistor; receptor.
B) receptor; gerador; resistor.
C) resistor; gerador; receptor.
D) receptor; resistor; gerador.
E) gerador; receptor; resistor.
02. O alicate-amperímetro é um medidor de corrente elétrica,
cujo princípio de funcionamento baseia-se no campo magnético produzido pela
corrente. Para se fazer uma medida, basta envolver o fio com a alça do amperímetro,
como ilustra a figura a seguir.
No caso de um fio retilíneo e longo, pelo qual passa uma
corrente i, o módulo do campo magnético produzido a uma distância r do centro do fio é dado por B
= μ0.i/2π.r, onde μ0 = 4π.10-7 T.m/A. Se o campo
magnético num ponto da alça
circular do alicate da figura for
igual a 1,0.10−5 T, qual é a
corrente que percorre o fio
situado no centro da alça do
amperímetro?
A) 2,0 A B) 1,5
A C) 1,25 A D) 1,0 A E) 0,5 A
B
= μ0.i/2π.r
1.10−5 = 4π.10-7.i/2π.0,025
i = 1,25 A.
03. Para
um pêndulo simples de comprimento ℓ e massa m, podemos calcular o período de
oscilação para ângulos pequenos por:
No
colégio Modelo, a sineta era controlada por um grande relógio de pêndulo
colocado na entrada do corredor principal. A bola do pêndulo do relógio era de
ferro. Dois alunos, costumavam pregar peça no professor Paulo do seguinte modo:
eles tinham um ímã muito forte que, ao entrarem às 8h, colocavam perto do
relógio, para que o mesmo se adiantasse. Às 12h, ao saírem, mudavam a posição
do ímã, para que o relógio se atrasasse. Em que lugar eles colocavam o ímã?
A) Na
frente do relógio, pela manhã e à tarde.
B)
Atrás do relógio, pela manhã e à tarde.
C)
Embaixo do relógio, pela manhã e à tarde.
D) Embaixo do relógio, pela manhã, e em cima, à tarde.
E) Em
qualquer lugar próximo do relógio.
04. Leia
o texto abaixo.
O
Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, iniciou o processo de
fabricação do primeiro protótipo de trem urbano de levitação magnética, o
Maglev Cobra, um projeto concebido pelo Coope/UFRJ... Depois dos testes, o
governo do estado do Rio de Janeiro planeja construir uma via expressa ligando
os aeroportos Antônio Carlos Jobim e Santos Dumont utilizando o trem
magnético... Além da vantagem de não poluir o meio ambiente, o veículo poderá
aproveitar os trajetos de vias férreas e do metrô já construídas, aproveitando
o espaço entre os trilhos. Alguns países como China e Coréia já utilizam
tecnologias semelhantes, mas são trens para grandes distâncias e só levitam
quando atingem altas velocidades. A tecnologia que está sendo desenvolvida para
a Maglev Cobra é especificamente para transporte urbano, podendo trafegar até
70 km/h com um diferencial de estar sempre levitando, seja parado, seja em
movimento.
Essa
levitação magnética citada no texto pode ser conseguida utilizando-se o
conhecimento de que:
A) os pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e os de nomes
diferentes se atraem.
B) os
pólos positivos se repelem e os negativos se atraem.
C) ao
cortar um ímã ao meio,ele formará dois outros ímãs com apenas um pólo cada um.
D) o
pólo norte repele o pólo sul.
E) os
pólos magnéticos só aparecem em ímãs.
05. As
duas lâmpadas L1 e L2, mostradas na figura abaixo,
funcionam normalmente quando submetidas a uma tensão de 12 V.
As
figuras seguintes representam modos diferentes de ligação das lâmpadas à
bateria, experimentadas por uma pessoa. Em quais delas as lâmpadas funcionaram
normalmente?
A)
B)
C)
D)
E)
06. O Efeito Hall consiste no acumulo de cargas dos
lados de um fio condutor de corrente quando esse fio está sujeito a um campo
magnético perpendicular a corrente. Pode-se ver na figura (i) no espaço de
resposta uma fita metálica imersa num campo magnético
, perpendicular ao plano da
fita, saindo do papel. Uma corrente elétrica atravessa a fita, como resultado
do movimento dos elétrons que tem velocidade
, de baixo para cima até
entrar na região de campo magnético. Na presença do campo magnético, os
elétrons sofrem a ação da força magnética,
, deslocando-se para um dos
lados da fita. O acumulo de cargas com sinais opostos nos lados da fita da
origem a um campo elétrico no plano da fita, perpendicular a corrente. Esse
campo produz uma força elétrica
, contraria a força
magnética, e os elétrons param de ser desviados quando os módulos dessas forças
se igualam, conforme ilustra a figura (ii) no espaço de resposta. Considere que
o módulo do campo elétrico nessa situação é
=1,0×10−4 V/m . Os módulos da força
magnética e da força elétrica da figura (ii) são dados pelas expressões FB
= q.v.B e FE = q.E, respectivamente, q sendo a carga elementar. Qual
é a velocidade dos elétrons? O módulo do campo magnético é
= 0,2 T.
A) 5,0.10–4
m/s. B) 4,0.10–4 m/s. C) 2,0.10–4 m/s. D) 1,0.10–4 m/s. E)
0,5.10–4 m/s.
Na figura (ii), os
módulos da força magnética FB e elétrica FE se igualam.
Logo:
FB = FE
q.V.B = q.E
V.B = E
V = E/B = 1.10−4/0,2
= 5,0.10–4
m/s.
07.
(UFRN)
Um escoteiro recebeu, do seu instrutor, a informação de que a presença de uma
linha de
alta-tensão elétrica pode
ocasionar erro na direção que é fornecida, para o norte da Terra, por uma
bússola.
Supondo-se que a linha de
alta-tensão seja de corrente elétrica contínua, pode-se afirmar que o erro na
direção fornecida pela
bússola será maior quando:
A) a distância da bússola à
linha for pequena, a corrente que passa na linha for intensa e a linha estiver
orientada na direção
norte–sul.
B) a distância da bússola à
linha for grande, a corrente que passa na linha for intensa e a linha estiver
orientada na direção
leste–oeste.
C) a distância da bússola à
linha for pequena, a corrente que passa na linha for fraca e a linha estiver
orientada na direção
leste–oeste.
D) a distância da bússola à
linha for grande, a corrente que passa na linha for fraca e a linha estiver
orientada
na direção norte–sul.
E) a distância da bússola à
linha for nula, como a corrente também.
O campo produzido pela linha
de alta-tensão será tanto maior, quanto maior for a intensidade de corrente e
menor for a distância (B = µ0.i/2πd). Orientada na direção
norte–sul, a linha produzirá um campo de direção leste–oeste.
08. Um astronauta, ao levar uma
bússola para a Lua, verifica que a agulha magnética da bússola não se orienta
numa direção preferencial, como ocorre na Terra. Considere as seguintes afirmações, a partir dessa observação:
1. A agulha magnética da
bússola não cria campo magnético, quando está na Lua.
2. A Lua não apresenta um
campo magnético.
Sobre tais afirmações, marque
a alternativa CORRETA:
A) Apenas a afirmação 1 é
correta.
B) Apenas a
afirmação 2 é correta.
C) As duas afirmações são
corretas.
D) As duas afirmações são
falsas.
1. Falsa. O campo
magnético da agulha existe, porém, para que essa agulha sofra alguma deflexão,
ela tem que sofrer influência de outro campo magnético.
2. Verdadeira. Se a agulha da bússola não sofre
deflexão, é porque ela não está em presença de algum campo magnético, sendo,
portanto, nulo o campo magnético na Lua.
09. (UCS-RS 2010) Em uma festa infantil, um mágico apresenta para as
crianças dois ímãs em forma de barra, e mostra que, dependendo do lado com que
são aproximados os imãs entre si, eles se grudam, ou se repelem.
Então, o mágico joga uma das barras para longe e a outra permanece sobre
uma mesa de madeira, na qual
nitidamente a barra não fica grudada. De repente essa barra levita sobre
a mesa. Uma menina mais curiosa
olha por debaixo da mesa, esperando encontrar um terceiro ímã, mas vê
apenas um fio enrolado. Admitindo
se tratar de um fio de cobre encapado com plástico, como explicar a
levitação?
A) O mágico, sem ninguém perceber, aqueceu a madeira da mesa, que,
dependendo da temperatura, pode virar um ímã quando próxima do cobre.
B) Ímãs de cobre têm magnetismo variável naturalmente: ora o campo
magnético aparece, ora desaparece.
C) O ímã na forma de fio de cobre estava encapado com plástico, o que
blindava seu magnetismo permanente; o mágico discretamente tirou o plástico.
D) Ímãs na forma de fio de cobre variam proporcionalmente seu magnetismo
com a temperatura; o mágico
discretamente aumentou a temperatura, fortalecendo o campo magnético.
E) Corrente elétrica gera campo magnético; o mágico
discretamente ligou uma fonte de energia elétrica ao fio.
10. (ESAL-MG) O ônibus elétrico é
alimentado com corrente elétrica contínua. Para sua alimentação, são colocados
dos fios paralelos na linha aérea que, ao serem percorridos por uma corrente
elétrica, interagem entre si por uma força magnética de:
A) Repulsão e diretamente proporcional
à distância que os separa.
B) Repulsão e inversamente proporcional
ao quadrado da distância que os separa.
C) Repulsão e inversamente proporcional
à distância que os separa.
D) Atração e inversamente
proporcional à distância que os separa.
E) Atração e inversamente proporcional
ao quadrado da distância que os separa.
Como: (FM = µ0.i1.i2.L/2d),
FM e d são inversamente proporcionais e sendo que os fios são
percorridos por correntes elétricas no mesmo sentido, a força é de atração.
11. Um cientista da área de
biomagnetismo projetou uma experiência que consistia em aplicar um campo
magnético diretamente sobre a cabeça de uma ave, através de uma bobina circular
de 100 espiras e cujo diâmetro era de 2,0 cm. O fio era suficientemente fino
para se poder utilizar a expressão do campo de uma espira. A corrente era
fornecida por uma bateria de 1,5 V, tendo no circuito um resistor de 150 Ω.
Desprezando a resistência do fio da bobina e admitindo-se a permeabilidade
magnética como µo = 4π.10–7 T. m. A–1 e que 1
T (tesla) = 104 G (gauss), pode-se afirmar que o campo magnético, em
gauss, resultante no centro da bobina, é:
A) 3,14.10–1G B) 6,28.10–1G
C) 9,42.10–1G D) 12,6.10–1G E) 0,314.10–1G
i = U/R = 1,5/150 =
0,01 A e r = D/2 = 2/2 = 1 cm = 0,01 m.
B = N.µ0.i/2r
= 100.4π.10–7.0,01/2.0,01 = 2.π.10-5 T = 2.3,14.10-5
T = 6,28.10-5 T.
1 T -------------------
104 G
6,28.10-5
T --------- x G
x = 6,28.10–1G.
12. (FATEC 2010) Uma criança
brincando com um ímã, por descuido,o deixa cair, e ele se rompe em dos pedaços.
Ao tentar consertá-lo, unindo-as no local da ruptura, ela percebe que os dois
pedaços não se encaixam devido à ação magnética. Pensando nisso, se o imã
tivesse o formato e as polaridades da figura a seguir, é válido afirmar que o
imã poderia ter se rompido:
A) na direção do plano α.
B) na direção dos planos α e
β.
C) na direção do
plano π.
D) na direção de qualquer
plano.
E) apenas na direção do plano
β.
Se o rompimento se desse na direção dos planos α ou β
(horizontal), ele poderia ser consertado, pois na região de rompimento
surgiriam pólos de nomes contrários, gerando forças de atração. Já direção do
plano π (vertical), as extremidades dos dois ímãs formados com o rompimento
teriam de ser alinhados juntando pólos de mesmo nome, o que é impossível, pois
eles se repelem.
13. O
professor Dalton, objetivando ensinar a seus alunos alguns conteúdos de
eletricidade,
montou o
circuito elétrico representado na figura abaixo.
Representação
esquemática do circuito montado pelo professor Dalton
Para
montar o circuito, o professor retirou de seu carro a bateria de força
eletromotriz, å, e comprou, numa loja de material elétrico para automóveis,
cinco lâmpadas com seus suportes, alguns pedaços de fio de cobre e um
multímetro (amperímetro e voltímetro). Em cada lâmpada Li, denominou
de ii a corrente e de Vi a diferença de potencial (voltagem).
Com o multímetro, ele fez algumas medidas e forneceu para seus alunos os seguintes
valores:
Admitindo
como ideais todos os elementos que constituem o circuito e tendo por base as informações
fornecidas, responda às solicitações abaixo.
A) os valores das correntes nas lâmpadas L2
e L5 são 150 mA e 200 mA.
B) a lei física de conservação, que está
implícita no cálculo realizado para determinar as correntes nas lâmpadas L2
e L5 é da conservação de energia mecânica.
C) a diferença de potencial na
Lâmpada L3 é de 5 V.
D) a lei física de conservação, que está
implícita no cálculo realizado para determinar a voltagem na lâmpada L3
é da conservação de carga elétrica.
E) todas
as correntes elétricas têm o mesmo valor.
A)
Usando a lei dos nós de Kirchhoff temos,
primeiro no nó X:
i0
- i1 - i2 = 0
i2 = i0 - i1
i2 = 250 - 62 = 188 mA.
Em
seguida, temos no nó Y:
I3
– i4 – i5 = 0
i5 = i3 – i4, como i3 = i0, i2 = 250 - 125 = 125 mA.
B)
A lei da conservação da carga.
C)
Usando a lei das malhas de Kirchhoff temos
para a malha mais externa:
ε - V1 - V3
- V5 = 0
V3 = ε - V1 - V5.
Sendo V4 = V5, concluímos que V3 = 12 – 4 – 3, ou
seja: V3
= 5 V.
D)
A lei da conservação da energia.
14. Veja a
figura abaixo.
O esquema
acima representa um circuito básico de um aparelho de eletroporação que usa o
cobre para permitir a condução da corrente elétrica. O circuito elétrico I
contém baterias que carregam o capacitor C1 do
circuito elétrico II, o qual é utilizado para provocar descargas elétricas de
alta voltagem. Quando o circuito II é acionado, ocorre uma descarga elétrica,
na forma de um pulso elétrico, no meio de cultura da suspensão celular, também
indicada na figura. O pulso elétrico provoca distúrbios na membrana das células
contidas no meio de cultura, o que causa a formação de poros aquosos temporários
nessas membranas. A diferença de potencial elétrico nas interfaces da membrana
das células aumenta também em decorrência da descarga elétrica, para valores
entre 0,5 V e 1,0
V, o que faz que moléculas carregadas (como o DNA) sejam
conduzidas a atravessar a membrana através dos referidos poros, de maneira
semelhante ao que ocorre em uma eletroforese.
No
esquema do circuito elétrico I apresentado, os resistores de resistências R1, R2 e R3 são do tipo ôhmico. As malhas
possíveis nesse circuito são as trajetórias fechadas percorridas por corrente elétrica
definidas pelos pontos: afeba, afedcba e bedcb. As correntes elétricas I1,
I2
e I3 indicadas na figura satisfazem
o seguinte sistema de equações lineares.
A solução de eletroporação é
constituída de um meio de cultura simples em que se adicionam KCl, MgCl2 e glicose. O meio de cultura fornece os nutrientes indispensáveis à
recuperação e ao crescimento das células submetidas à eletroporação. A caseína,
uma proteína encontrada no leite de vaca fresco, é utilizada na preparação de
meios de cultura. As micelas de caseína e os glóbulos de gordura são
responsáveis por grande parte das propriedades relativas a consistência e cor
dos produtos lácteos.
A
partir das informações do texto, julgue os itens subseqüentes.
I.
A segunda lei de Kirchoff, também denominada lei das malhas, tem como princípio
a conservação da energia em um circuito fechado.
II. De acordo com os dados do
texto, é válida a relação: V1 = V2 + R1.I1 + R2.I2.
III. No circuito elétrico I apresentado,
a seguinte relação é verdadeira: I1
+ 2,I2 + 2.I3 = 0.
IV. A
potência dissipada no resistor de resistência R3 é igual a 36 W.
Conclui-se que:
A) I e III são corretas.
B) I, II e III são corretas.
C) II e III são corretas.
D) I,II e IV são corretas.
E) Todas são
corretas.
I. A
segunda lei de Kirchhoff, denominada Lei das Malhas, a qual afirma que
“a soma das d.d.p.s
em
um circuito fechado é igual a zero”, é uma conseqüência do Princípio da
Conservação da
Energia.
II. Toma-se a
terceira equação: R2.I2 + R3.I3 = –V2, Logo –R3.I3 = V2
+ R2.I2. Substituindo na 2ª
equação: R1.I1
– R3.I3 = –V1 e R1.I1 + V2
+ R2.I2 = –V1, conforme apresentado.
III. Escalonando o sistema temos:
((2/2).(2 + 4) + 4).I3 = (-2/2).20 – 10
I3 = - 30/10 = - 3 A.
I2.2 – (2 + 4).(-3) = 20
I2 = 2/2 = 1 A e I1 – 1 + (-3) = 0
I1 = 4 A. Então: 4
+ 2.1 + 2.(-3) = 0.
III. Pd = R3.I32
= 4.(-3)2 = 36 W.
15. (Cesgranrio-RJ)
Um aprendiz de eletrônica construiu o
circuito esquematizado na figura, onde as partes escuras (linhas, quadrados e
pequenos círculos) representam o material condutor depositado sobre uma placa
retangular de
acetato. Os cinco pares de quadrados
numerados indicam pontos entre os quais deverão ser instalados interruptores no
circuito. Qual desses interruptores será completamente inútil,
independentemente das ligações
a serem feitas nos terminais do
circuito (pequenos círculos escuros)?
A) 1 B) 2 C) 3 D) 4 E) 5
Note que o interruptor 2
conectaria condutores que já estão curto-circuitados.
16. Geradores são dispositivos que convertem energia de outra
modalidade em energia elétrica, e a relação entre a diferença de potencial —
ddp (U) — entre seus terminais e a corrente (i) que o atravessa é
matematicamente expressa por: U = E – r.i, sendo E sua força eletromotriz e r
sua resistência interna. Baterias operam como geradores, pois transformam
energia química em elétrica. Ensaios experimentais foram realizados em uma
bateria de automóvel, apresentando os resultados tabelados abaixo:
Fundamentados nesses dados, podemos
afirmar que:
A) E = 10 V e r = 1 Ω.
B) E = 12 V e r = 1 Ω.
C) E = 5 V e r = 1 Ω.
D) E = 12 V e r = 2 Ω.
E) E = 10 V e r = 2 Ω.
I. 10 = E – r.1
E = 10 + r e 8 = E – r.2
E = 8 + 2r.
II. 10 + r = 8 + 2r
17. (UERJ 2005) A eletroforese,
um método de separação de proteínas, utiliza um suporte embebido em solução
salina, no qual é estabelecida uma corrente elétrica contínua. Uma proteína
colocada sobre o suporte pode migrar para um dos dois pólos do gerador. A velocidade
de migração das moléculas da proteína será tanto maior quanto maiores forem a
carga elétrica de suas moléculas e a intensidade da corrente.
A carga elétrica da proteína
resulta do grau de ionização de seus grupos carboxila ou amina livres e depende
das diferenças existentes entre o pH do meio que embebe o suporte e o ponto
isoelétrico (pHI) da proteína. Quanto maior o pH do meio em relação ao pHI,
mais predomina a ionização da carboxila sobre a da amina e vice-versa.
O pHI é definido como o pH do
meio onde a carga da proteína é nula.
Observe, a seguir, os
esquemas de quatro circuitos elétricos de corrente contínua, disponíveis para
uso na eletroforese das proteínas. Considere a resistência interna do gerador
nula.
Se a intensidade da corrente
elétrica no suporte de eletroforese for superior a 0,2 A, a quantidade de calor
dissipada no suporte será capaz de promover a desnaturação térmica das
proteínas a serem separadas.
Dentre os quatro circuitos
disponíveis, aquele que permitiria a maior velocidade de migração, sem
acarretar a desnaturação das proteínas, é o de número:
A) I B) II C) III D) IV E) nenhum é compatível
I. i = U/REQ
= 50/400 = 0,125 A
II. i = U/REQ
= 105/75 = 1,4 A.
III. i = U/REQ
= 120/250 = 0,48 A.
IV. i = U/REQ
= 100/600 = 0,16 A. A velocidade de migração das moléculas da proteína será tanto maior quanto maiores forem a
carga elétrica de suas moléculas e a
intensidade da corrente, como 0,125 A < 0,16 A < 0,2 A, o circuito
ideal é o quatro.
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ResponderExcluirna questão 17 o item 2 teria que ser 105/175=0.6 não?
ResponderExcluirtbm acho
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