(2007.1)
01. Um aluno do CEFETCE deseja
atravessar a Avenida 13 de Maio, que apresenta 21 metros de largura.
Para isto, ele caminha 1,5 passo/segundo, com passos que medem 70 cm cada
um. O tempo mínimo, em segundos, que o sinal de trânsito de pedestre deve ficar
aberto, para que ele atravesse a avenida com segurança, é:
A) 10 B) 14 C) 20 D) 32 E) 45
VM
= 1,5 passo/s = 1,5 x 70 cm/s = 105 cm/s = 1,05 m/s.
t = ΔS/V =
21/1,05 = 20 s.
02. Durante uma viagem pelo
interior do Ceará, um motorista de carro desloca-se retilineamente, com
velocidade escalar constante de 72 km/h, quando vê um animal parado no
meio da estrada a 100 metros de distância. Imediatamente ele aciona os
freios, adquirindo uma aceleração escalar de módulo 5 m/s². O motorista:
A) não conseguirá evitar a colisão
com o animal.
B) conseguirá parar o carro
exatamente na frente do animal.
C)
conseguirá parar o carro a 60 m do animal.
D) conseguirá parar o carro a 50 m
do animal.
E) conseguirá parar o carro a 40 m
do animal.
Para resolver esta questão basta
aplicar a Equação de Torricelli:
V2
= V02 + 2.a.ΔS ⇒ 02 = 202 + 2.( – 5).ΔS ⇒ 0 = 400 – 10.ΔS ⇒ ΔS = 400/10 = 40 m.
Sendo 40 m
< 100 m, concluímos que o motorista conseguirá parar o carro a 60 m do
animal.
03. É explicado corretamente pelo Princípio
da Ação e da Reação ou 3ª Lei de Newton:
A) Algumas pessoas conseguem tirar
a toalha de uma mesa, puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que estavam
sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre a mesa.
B) Um corpo, ao ser lançado
verticalmente para cima, atinge o ponto mais alto da trajetória e volta ao
ponto de lançamento.
C) Quando atiramos uma pedra em
qualquer direção no espaço, se nenhuma força atuar nela, a pedra seguirá seu
movimento, sempre com a mesma velocidade e na mesma direção.
D) A força
de atração do Sol sobre a Terra é igual, em intensidade e direção, à força de
Atração da Terra sobre o Sol.
E) Quanto maior a massa de um
corpo, é mais difícil movimentá-lo, se está parado, e mais difícil pará-lo, se
está em movimento.
A)
Princípio da Inércia.
B)
Movimento vertical.
C)
Princípio da inércia.
D) 3a
Lei de Newton.
E)
Princípio Fundamental da Dinâmica.
04. Faz-se uma força F atuar sucessivamente sobre dois
corpos, A e B, que adquirem, respectivamente, acelerações a e
b, com a = 2b. Se a mesma força F for aplicada ao sistema formado pelos dois corpos A e B
ligados rigidamente, a aceleração do sistema será:
A) a + b B) 3b C) 3a D) a/3 E) b/3
I. Sabendo
que FR = m.a, temos:
Corpo A : F
= mA.aA ⇒ mA = F/a.
Corpo B: F
= mB.aB ⇒ mB = F/(a/2) = 2F/a. (Obs.: b = a/2)
II. Vamos
chamar de aceleração do conjunto (A + B) de aR.
F = (mA
+ mB).aR ⇒ F = (F/a + 2F/a).aR ⇒ F = (3F/a).aR ⇒ aR = a/3.
05. Joab, um aluno do 2º ano do Ensino
Médio do CEFETCE, seguindo as orientações de seu professor de Física,
construiu uma nova Escala Termométrica a qual chamou de escala Joab. Para a
temperatura do gelo em fusão, ele atribuiu o valor -20° J e 130° J para
a temperatura de ebulição da água. A medida de temperatura, que nessa escala
tem valor coincidente com a da Escala Celsius, será, em °J, unidade da
Escala Termométrica criada pelo aluno Joab:
A) 20 B) 30 C) 40 D) 50 E) 60
[TJ
– (– 20)] / [130 – (– 20)] = TC/100 ⇒ (TJ
+ 20)/150 = TC/100 (dividindo os denominadores por 50) ⇒ (TJ + 20)/3 = TC/2 (sabendo que TJ
= TC) ⇒ (TJ + 20)/3 = TJ/2
⇒ 2.TJ + 40) = 3.TJ ⇒ TJ = 400J.
06. Ao colocar a mão sob um ferro
elétrico quente, sem tocar a sua superfície, sentimos a mão “queimar”. Isso
ocorre, porque a transmissão de calor, entre o ferro elétrico e a mão, se deu,
principalmente, através de:
A)
irradiação
B) condução
C) convecção
D) condução e convecção
E) convecção e irradiação
A
transmissão de calor, no caso, se dá por Irradiação. A Condução é Precária
porque o ar é isolante térmico. A Convecção não ocorre porque o ar quente tende
a subir, e não a descer. Não esqueça que há ondas eletromagnéticas durante a
transmissão.
2007.2
01. Um atleta, em treinamento para o
Pan-Americano, percorre diariamente uma distância de 4.000 metros em 20
minutos, procurando manter sempre a velocidade constante e o ritmo cardíaco
em 100 batidas por minuto. A distância que este atleta percorre, no
intervalo entre duas batidas sucessivas de seu coração, é, em metros, de:
A) 2 B) 4 C) 10 D) 20
E) 40
100 batidas ---- 1 min
2 batidas -------- t min
T = 2/100 = 0,02 min.
4000 m ----- 20 min
x (m) -------- 0,02 min
x = 4000.0,02/20 = 200.0,02
= 4 m.
02. No instante em que a luz verde do
semáforo acende, um carro ali parado parte com aceleração constante de 2,0
m/s². Um caminhão, que circula na mesma direção e no mesmo sentido, com
velocidade constante de 10 m/s,
passa por ele no exato momento da
partida. É correto afirmar-se que:
A) O carro ultrapassa o caminhão a 200
metros do semáforo.
B) O carro não alcança o caminhão.
C) Os dois veículos seguem juntos.
D) O carro ultrapassa o caminhão a 40
metros do semáforo.
E) O carro ultrapassa o
caminhão a 100 metros do semáforo.
ΔSCARRO =
a.t2/2 e ΔSCAMINHÃO
= v.t, assim: 2t2/2 = 10.t => t = 10 s.
ΔS = 10.10 = 100 m
(nessa posição o carro ultrapassa o caminhão).
03. O Peso de um
corpo é uma grandeza física:
A) que não varia com o local onde o
corpo se encontra.
B) cuja unidade de medida é o
quilograma.
C) que se caracteriza pela quantidade
de matéria que o corpo encerra.
D) que mede a intensidade da força de
reação de apoio.
E) cuja intensidade é o
produto da massa do corpo pela aceleração da gravidade local. (P = m.g)
04. Um corpo de massa 2
kg tem sua velocidade inicial de 4 m/s e, após um deslocamento de 7
metros, atinge uma velocidade de 10 m/s. A intensidade da força
resultante, considerada constante durante todo o movimento aplicada
ao corpo, em Newton, é:
A) 84 B) 24
C) 16 D)
12 E) 6
I.
V2 = V02 + 2.a.ΔS => 102 = 42
+ 2.a.7 => 100 = 16 + 14a => a = 84/14 = 6 m/s2.
II.
F = m.a = 2.6 = 12 N.
05. As fábricas são
dotadas de chaminés altas, para:
A) lançar a grande altura os gases
residuais.
B) conseguir maior renovação
de ar, por convecção, na fornalha.
C) se livrar da poluição.
D) obter ar puro das alturas, por
condutibilidade.
E) obter, por irradiação, o
resfriamento da água da caldeira.
A convecção ocorre
nos fluidos (gases e líquidos)
06. Um elevador
transporta 10 pessoas entre o 1º e o 10º andar de um
edifício em 10 segundos. Se realizar a mesma tarefa em 20 segundos,
A) realizará um trabalho duas vezes
maior.
B) desenvolverá uma potência média
duas vezes maior.
C) desenvolverá uma potência
média duas vezes menor.
D) realizará um trabalho duas vezes
menor.
E) desenvolverá a mesma potência
média.
P = W/Δt, onde P e Δt são
inversamente proporcionais. Como o trabalho realizado será o mesmo (pois,
apresenta a mesma quantidade de pessoas ao realizar o mesmo deslocamento),
então se Δt = 20 s (o dobro do tempo na 1a situação) logo a potência
desenvolvida será reduzida à metade.
2008.1
01. Com base nas representações das duas ondas sonoras que
se propagam no ar, figura abaixo, é falsa a afirmativa:
A) As ondas A e B possuem amplitudes iguais
B) O comprimento de onda de B (λB) é o dobro
do comprimento de onda de A (λA)
C) A onda A corresponde a um som mais alto (agudo)
D) A onda B corresponde a um som mais baixo (grave)
E) A onda B corresponde a um som mais forte do
que o da onda A
I. Opção A é verdadeira. A amplitude da onda A
é igual a da onda B e vale 3,4 m (2.1,7 = 3,4 m).
II. Opção B é verdadeira. λA = 4.1,7
= 6,8 m; λB = 8.1,4 = 13,6 m.
III. Opção C é verdadeira. As ondas sonoras se
propagam no ar com a mesma velocidade. O som mais agudo corresponde ao da onda
de maior freqüência que, no caso, é o da onda A, já que seu comprimento de onda
é menor.
IV. Opção D é verdadeira. O som baixo (grave)
corresponde ao som da onda B, já que sua freqüência é menor devido ao seu maior
comprimento de onda.
V. Opção E é falsa. As amplitudes das
ondas A e B são iguais, logo têm a mesma intensidade.
02. Analisando um condutor, um técnico de laboratório aplicou
as tensões (U) crescentes em seus terminais e anotou os valores das
correntes (i) que nele passavam. Ao dividir a tensão pela respectiva
corrente, encontrou valores decrescentes. Então concluiu que se tratava de um
condutor:
A) metálico B)
não-metálico C) metálico e longo D) não-ôhmico E) ôhmico
De acordo com a 1ª lei de Ohm (U = Ri) para um condutor
ser ôhmico sua resistência R é constante, como obteve valores decrescentes o
condutor é não-ôhmico.
03. Considere as afirmações com relação ao movimento retilíneo
uniformemente acelerado.
I. Ocorre apenas quando a aceleração é positiva.
II. Ocorre apenas quando a velocidade escalar é positiva.
III. Ocorre quando a velocidade escalar e a aceleração escalar
têm sinais iguais.
IV. Pode ocorrer com velocidade negativa.
V. O módulo da velocidade escalar aumenta com o passar do
tempo.
Assinale:
A) Se I e II são corretas
B) Se II e III são corretas
C) Se III, IV e V são corretas
D) Se apenas III e IV são corretas
E) Se apenas IV e V são corretas
No movimento retilíneo uniformemente acelerado,
num determinado instante, a aceleração escalar do móvel possui o mesmo sinal da
sua velocidade escalar.
(V > 0 e a > 0; V < 0 e a < 0)
Lembrando que a = ΔV/Δt, assim como a velocidade aumenta, a aceleração também
aumenta.
04. O calor específico de uma determinada substância é igual
a 0,5 cal/gºC. Para que a temperatura de uma amostra de 10 g dessa
substância varie de 10ºC, é preciso que a amostra absorva, no mínimo: (considere
1cal = 4 joules)
A) 0,5 J B) 10 J C) 200 J D) 100 J
E) 50 J
Q = m.c.Δθ = 10.0,5.10 = 50 cal = 50.4 = 200 J.
05. A figura abaixo mostra um espelho esférico côncavo, onde
C é o centro, F é o foco e V é o vértice. Se colocarmos um
objeto O entre C e F, sua imagem irá se situar:
A) à esquerda de V.
B) à direita de C.
C) entre F e o objeto.
D) entre o objeto e C.
E) entre F e V.
A imagem será real, invertida e maior que o
objeto, ficando depois do centro de curvatura (à sua direita).
2009
01. Em determinado instante, a
velocidade de um automóvel é 36 m/s. A figura que melhor representa essa
marca é a:
A velocidade de 36 m/s
corresponde a 129, 6 km/h, basta multiplicar 36 por 3,6. Logo será o item B.
02. Um professor de Física desafia seus
alunos a descobrirem o número n total de roldanas ideais que
compõem o sistema a seguir em equilíbrio.
As roldanas são idênticas, e aquelas
encobertas pela placa estão ligadas da
mesma forma que as de número 1 e
2. Conhecidos os valores de P = 1600 N e F = 100 N, o
valor de n é:
A) 5. B) 6.
C) 7. D) 8. E) 9.
F = P/2N - 1 ⇒ 2N - 1 = P/F = 1600/100 ⇒ 2N - 1 = 16 = 24 ⇒ N – 1 = 4 ⇒ N = 5.
03. Uma placa e um pino maciço, ambos
metálicos e feitos do mesmo material, encontram-se em equilíbrio térmico no
mesmo ambiente. A placa possui um furo, cujo diâmetro D é igual ao
diâmetro do pino. Submetendo-os (placa e pino) a uma mesma variação de
temperatura e desprezando qualquer perda de calor para o meio ambiente, é correto
afirmar-se que, após o aquecimento, os diâmetros DP (do pino) e DF
(do furo) terão a seguinte relação:
A) DP = DF. B) DP = 2DF. C) 2DP = 3DF. D) 3DP = 2DF. E) 2DP = DF.
Se os objetos (placa e pino)
sofrem a mesma variação de temperatura e são feitos do mesmo material, deverão
apresentar a mesma variação nas suas dimensões. Logo, os dois objetos terão o
mesmo diâmetro final.
04. O texto a seguir
refere-se às propriedades das ondas sonoras: “As ondas sonoras são perturbações
_____________ que se propagam _____________, sem sofrer _________________.”
As palavras que completam corretamente
as lacunas são:
A) longitudinais, retilineamente,
reflexão.
B) mecânicas,
longitudinalmente, polarização.
C) transversais, longitudinalmente,
polarização.
D) mecânicas, transversalmente,
difração.
E) eletromagnéticas, transversalmente,
polarização.
“As ondas sonoras são perturbações mecânicas
que se propagam longitudinalmente sem sofrer polarização,
pois somente as ondas transversais podem ser polarizadas”.
05. Um objeto linear
encontra-se posicionado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo
de distância focal f e centro de curvatura C que
obedece perfeitamente às condições de Gauss. A distância do objeto ao
centro de curvatura é x, e sua imagem, real e invertida,
encontra-se posicionada no ponto médio da distância entre o foco f e
o centro de curvatura C do referido espelho. Nesse caso, o valor
de x é:
A) 2f. B) 3f.
C) f/2. D) f. E)
3f/2.
p = x + 2f e p’ = f + f/2 =
f + 0,5f = 1,5f.
f = p.p’/(p + p’) ⇒ f = (x + 2f).(1,5f)/(x + 2f + 1,5f) ⇒ f = (x + 2f).(1,5f)/(x + 3,5f) ⇒ f =
2010.
01. Um trenzinho de brinquedo move-se
com velocidade constante de 3 m/s, durante 20 s. Após parar na
estação durante 10 s, continua viajando mais 20 s, com velocidade
constante de 2 m/s. A sua velocidade média, durante toda a
viagem, em m/s, foi de
A) 2,5. B) 2,0. C) 3,4. D) 3,0. E) 5,0.
d1 = 3 x 20 = 60
m e d2 =2 x 30 = 60 m, portanto:
Vm
= (60 + 60)/(20 + 10 + 30) = 120/60 = 2,0 m/s.
02. A afirmativa verdadeira
está na opção
A)
a massa de um corpo é uma medida de sua inércia.
B) a massa de um corpo pode variar de
um ponto para outro da Terra.
C) o Quilograma-força e o
Quilograma-massa (ou, simplesmente, Quilograma) são unidades diferentes de uma
mesma grandeza.
D) o kgf e o kg são
unidades de grandezas diferentes, pertencentes a um mesmo sistema de unidade.
E) em um mesmo lugar da Terra, peso e
massa são grandezas inversamente proporcionais.
Segundo a 2ª Lei de Newton,
quanto maior for a massa de um corpo menor será sua inércia, que é a “dificuldade”
em ser acelerado.
03. Deseja-se projetar
uma usina hidroelétrica, utilizando-se a queda d’água que tem uma vazão de 400
m³/min, caindo a água de uma altura de 30 m. Adote g = 10 m/s².
Considerando-se que a densidade da água é de 1.000 kg/m³, a potência
máxima que se pode obter, em MW, será:
A) 1. B) 2.
C) 3. D) 20. E) 30.
A potência da queda d’água é
devida ao trabalho da força peso da água.
Então: P = m.g.h/Δt = d.v.g.h/Δt = d.z.g.h
= d.z.g.h. (onde z é a vazão)
Logo: P = 1000.400/60.10.30
=10³ x 2 x 10² x 10 = 2 x106 = 2 MW.
04. Um prego é colocado
entre dois dedos, que produzem a mesma força, de modo que a ponta do prego é pressionada
por um dedo e a cabeça do prego é
pressionada pelo outro. O dedo que
pressiona o lado da ponta sente dor em função de:
A)
a pressão ser inversamente proporcional à área para uma mesma força.
B) a força ser diretamente
proporcional à aceleração e inversamente proporcional à pressão.
C) a pressão ser diretamente
proporcional à força para uma mesma área.
D) a sua área de contato ser menor e,
em consequência, a pressão também.
E) o prego sofrer uma pressão igual em
ambos os lados, mas em sentidos opostos.
Pela própria definição de
pressão, temos: P = F/A. Portanto, a pressão é inversamente proporcional à área
de contato.
05. É provável ocorrer um
eclipse solar, quando a fase da Lua é:
A)
Nova.
B) Cheia.
C) Quarto crescente.
D) Quarto minguante.
E) Quarto crescente e minguante.
O eclipse solar acontece
quando algumas regiões da Terra ficam dentro do cone de sombra ou do cone de
penumbra da lua. Sendo favorável para ocorrer na fase de lua nova.
2011
01. Um bloco de
massa igual a 10 kg é empurrado, a partir do repouso, por uma força
resultante constante de 10 N, que atua na mesma direção do movimento. O
trabalho realizado pela força e a velocidade desse bloco, após percorrer 12,5
metros, valem, respectivamente,
A) 100 J e 125 m/s.
B) 125 J e 100 m/s.
C) 125 J e 5 m/s.
D) 100 J e 5 m/s.
E) 5 J e 125 m/s.
I. W = F.d = 10.12,5 = 125 J.
II. F = m.a => 10 = 10.a => a =
10/10 = 1 m/s2.
III. V2 = V02 + 2.a.ΔS => V2 = 02
+ 2.1.12,5 = 25 => V = 5 m/s.
02. Um
estudante de Física resolveu criar uma nova escala termométrica que se chamou Escala
NOVA ou, simplesmente, Escala N. Para isso, o estudante usou os
pontos fixos de referência da água: o ponto de fusão do gelo (0°C),
correspondendo ao mínimo (25°N) e o ponto de ebulição da água (100°C),
correspondendo ao máximo (175°N) de sua escala, que era dividida em cem partes
iguais. Dessa forma, uma temperatura de 55°, na escala N,
corresponde, na escala Celsius, a uma temperatura de:
A) 10°C. B) 20°C. C)
25°C. D) 30°C. E) 35°C.
(55 – 25)/(175 – 25) = TC/100
⇒ 30/150 = TC/100 (dividindo os denominadores por
50) ⇒ 30/3 = TC/2 ⇒ 10 = TC/2 ⇒ TC = 200C.
03. O
fenômeno da refração de uma onda sonora pode ser explicado pela passagem da
onda de um meio para outro de propriedades diferentes, mantendo constante(s)
A) a frequência, a velocidade e o comprimento de onda.
B) somente a velocidade.
C) somente o comprimento de onda.
D) somente a frequência.
E) apenas a frequência e o comprimento de onda.
Na refração temos valores diferentes
ao passar de um meio para o outro: a velocidade, o comprimento de onda, o
índice de refração e os ângulos de incidência e de refração.
04. Um
garoto parado na rua vê sua imagem refletida por um espelho plano preso
verticalmente na traseira de um ônibus que se afasta com velocidade escalar
constante de 36 km/h. Em relação ao garoto e ao ônibus, as velocidades
da imagem são, respectivamente,
A) 20 m/s e 10 m/s.
B) Zero e 10 m/s.
C) 20 m/s e zero.
D) 10 m/s e 20 m/s
E) 20 m/s e 20 m/s.
I. Ao garoto: V = 2.10 = 20 m/s. (V =
36 km/h = 10 m/s)
II. Ao ônibus: V = 10 m/s.
05. Três
esferas metálicas idênticas, A, B e C, se encontram
isoladas e bem afastadas uma das outras. A esfera A possui carga Q e
as outras estão neutras. Faz-se a esfera A tocar primeiro a esfera B e
depois a esfera C. Em seguida, faz-se a esfera B tocar a esfera C.
No final desse procedimento, as cargas das esferas A, B e C serão,
respectivamente,
A) Q/2, Q/2 e Q/8.
B) Q/4, Q/8 e Q/8.
C) Q/2, 3Q/8 e 3Q/8.
D) Q/2, 3Q/8 e Q/8.
E) Q/4, 3Q/8 e 3Q/8.
1a situação:
QAB = (Q + 0)/2 =
Q/2. Assim QA = QB = Q/2.
2a situação:
QAC = (Q/2 + 0)/2
= Q/4. Assim QA = QC
= Q/4.
3a situação:
QBC = (Q/2 +
Q/4)/2 = 3Q/8. Assim QB = QC
= 3Q/8.
Ótimo.
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