01. Abandona-se um lápis L
sobre a superfície de um líquido de duas formas distintas, conforme a figura
abaixo.
I. O lápis é solto
verticalmente. Ele submerge e, em seguida, vai à tona, onde fica flutuando:
II. O lápis é solto
horizontalmente. Ele flutua, sem submergir:
A opção que melhor explica
as situações (I) e (II) é:
A) A massa do lápis em (I)
é maior que em (II).
B) A força que o lápis
exerce sobre o líquido é maior em (I) que em (II).
C) A pressão do lápis sobre
o líquido em (I) é menor que em (II).
D) A pressão do
lápis sobre o líquido em (I) é maior que em (II).
E) A densidade do lápis na
vertical é maior que na horizontal.
De
acordo com a posição em que o lápis foi abandonado, temos que em I a pressão é
maior devido à menor área de contato com a água.
02. (ACAFE-SC ) A figura a
seguir representa a barragem de uma usina hidrelétrica com uma turbina
localizada no ponto P. O comprimento do lago é x.
A pressão exercida pela
água na turbina depende do(a):
A) diferença de
altura entre o ponto P e a superfície da água.
B) volume de água
represada.
C) comprimento do lago.
D) largura da barragem.
E) comprimento do canal
onde está o ponto P.
A pressão depende da altura da coluna de
água. (p = patm + µ.g.h)
03. Durante as obras de
reforma da casa, ouviu-se esta conversa entre o proprietário e o pedreiro.
Proprietário: “João, devemos colocar outra caixa d’água ao lado da já existente e na
mesma altura, pois a que aí está possui apenas 500 litros, insuficientes para o
consumo da lavanderia. O ideal é acrescentar outra, também de 500 litros, e
interligar as duas”.
Pedreiro: “Essa solução é boa, além de aumentar a reserva de água, também vai
aumentar a pressão da água nas torneiras.
Analise o texto e assinale
a opção correta.
A) A observação do pedreiro
está correta, quanto a pressão.
B) A pressão
nesse caso depende da altura partindo da torneira até a caixa d’água.
C) Para aumentar a pressão o essencial seria aumentar
o diâmetro dos canos de acesso das torneiras até a caixa d’água.
D) O proprietário está
enganado em relação ao consumo d’água.
E) O ideal é ter apenas uma
caixa d’água de 500 litros para a lavanderia e outra de 500 litros para o
restante da casa.
O
aumento da pressão só aconteceria se a caixa fosse elevada para pontos de maior
altura.
04. O
gráfico – fornecido por um fabricante de duchas para banho, conforme a figura –
mostra a vazão, em função da pressão da água, para dois crivos (tampa frontal
da ducha com furos) diferentes: econômico e normal.
Considerando uma ducha com o crivo econômico instalado e a pressão da
água de 20 kPa, qual o volume,
em litros, aproximado de água utilizada num banho de 10 min?
A) 20 B) 100 C) 70 D) 50
E) 10
De acordo com o enunciado, devemos procurar no gráfico
para crivo econômico uma pressão de 20 kPa. Sua correspondência é a vazão de
aproximadamente 7 L/min. Num banho de 10 min, o volume de água será de: V = 7.10 = 70 L.
05. (GAVE ) Leia atentamente o
texto seguinte:
Entre 10 e 20 bilhões de anos
atrás, sucedeu o Big Bang , o
acontecimento que deu origem ao nosso Universo. Toda a matéria e toda a energia
que atualmente se encontram no Universo estavam concentradas, com densidade
extremamente elevada (superior a 5 × 1016 kg.m –3) – uma espécie
de ovo cósmico, reminiscente dos mitos da criação de muitas culturas – talvez
num ponto matemático, sem quaisquer dimensões.Nessa titânica explosão cósmica,
o Universo iniciou uma expansão que nunca mais cessou. À medida que o espaço se
estendia, a matéria e a energia do Universo expandiam-se com ele e resfriavam-se
rapidamente. A radiação da bola de fogo cósmica que então, como agora, enchia o
Universo, varria o espectro electromagnético, desde os raios gama e os raios X
à luz ultravioleta e, passando pelo arco-íris das cores do espectro visível,
até as regiões de infravermelhos e das ondas de rádio.O Universo estava cheio
de radiação e de matéria, constituída inicialmente por hidrogênio e hélio,
formados a partir das partículas elementares da densa bola de fogo primitiva.
Dentro das galáxias nascentes, havia nuvens muito mais pequenas, que
simultaneamente sofriam o colapso gravitacional; as temperaturas interiores
tornavam-se muito elevadas, iniciavam-se reações termonucleares e aparecera mas
primeiras estrelas. As jovens estrelas quentes e maciças evoluíram rapidamente,
gastando descuidadamente o seu capital de hidrogênio combustível, terminando em
breve as suas vidas em brilhantes explosões – supernovas – e devolvendo as
cinzas termonucleares –hélio, carbono, oxigênio e elementos mais pesados – ao
gás interestelar,para subsequentes gerações de estrelas.O afastamento das
galáxias é uma prova da ocorrência do
Big Bang ,mas não é a única. Uma prova independente deriva da radiação
de micro-ondas de fundo, detectada com absoluta uniformidade em todas as
direções do Cosmos, com a intensidade que atualmente seria de esperar para a
radiação, agora substancialmente resfriada, do
Big Bang .
In: CarlSagan, Cosmos . Gradiva, Lisboa, 2001 (adaptado)
De acordo com o texto,
selecione a alternativa correta.
A) A densidade do Universo
tem aumentado.
B) Os primeiros elementos que
se formaram foram o hidrogênio e oxigênio.
C) O Universo foi muito mais
frio no passado.
D) O volume do Universo tem
diminuído.
E) São provas da
ocorrência do Big Bang : a expansão do
Universo e a detecção da radiação cósmica de fundo. a) ( F ) A densidade do
Universo está diminuindo em virtude de sua expansão.
b) ( F ) Os
primeiros elementos que se formaram foram o hidrogênio e o hélio.
c) ( F ) O Universo
está resfriando-se e foi muito mais quente no passado.
d) ( F ) O volume
está aumentando.
e) ( V )A expansão
do Universo detectada pelo Efeito Doppler e a descoberta da radiação cósmica de
fundo são evidências do Big Bang.
06. O gráfico abaixo mostra as condições de
dispersão de poluentes na atmosfera na região de Curitiba e Araucária, no ano
de 2001. Dispersão aqui significa dissipação. Quando as condições são favoráveis,
os poluentes são dissipados rapidamente, e quando não são favoráveis as partículas
de poluição demoram a se dissipar, ficando mais tempo em suspensão e se
acumulando na atmosfera.
Identifique a época do ano em que há
mais condições desfavoráveis do que favoráveis à dispersão de poluentes.
A) Maio e Agosto
B) Agosto e Setembro C) Julho e
Novembro D) Abril e Maio E) Março e Junho
Podemos observar como entre
Maio e Agosto as condições desfavoráveis à dispersão prevalecem, enquanto no
restante do ano, encontramos geralmente condições favoráveis à dispersão.
07. O orifício de uma câmara
escura está voltado para o céu, numa noite estrelada. A parede oposta ao
orifício é feita de papel vegetal translúcido. Um observador que está atrás da
câmara, se olhasse diretamente para o céu, veria o Cruzeiro do Sul conforme o esquema
I. Olhando a imagem no papel vegetal, por trás da câmara, o observador vê o Cruzeiro conforme o esquema:
A) I B) II
C) III D) IV E) V
08. O fantasma de Pepper é uma das ilusões de óptica mais
fascinantes e conhecidas em todo o mundo. Na versão popularizada no
Brasil como a casa de Monga , ela consiste em um dispositivo no interior do
qual uma moça parece transformar-se em um gorila. Pepper aperfeiçoou o
conceito criado por Dircks com a introdução de uma lâmina de vidro plana inclinada de 45o
e suficientemente grande para cobrir o palco de um pequeno teatro. Através da
regulagem conveniente do iluminamento dos ambientes, tornou-se possível, a
partir de então, produzir imagens fantasmagóricas que encantaram multidões,
inicialmente nas apresentações do próprio John Pepper e depois nas feiras de diversões pelo
mundo afora.
Para compreender-se melhor o princípio de funcionamento
do fantasma de Pepper,
observemos a Figura.
Nela pode-se perceber que existem dois compartimentos de
mesmo tamanho e perpendiculares entre si. Em um deles, visível ao público, está
colocado simplesmente um piano; no outro compartimento vizinho, de paredes
enegrecidas e oculto do público, encontra-se um ator vestido de fantasma, em
posição tal que parece estar tocando um piano.
O filme “O ilusionista” usa esse truque. De acordo com o
texto esse truque de mágica ocorre devido ao fundamento físico da:
A) reflexão parcial da luz nas interfaces entre
dois meios com índices de refração diferentes.
B) refração da luz nas interfaces entre dois meios com
índices de refração diferentes.
C) polarização da luz nas interfaces entre dois meios com
índices de refração diferentes.
D) reflexão total da luz nas interfaces entre dois meios
com índices de refração diferentes.
E) difusão das cores dos raios luminosos.
Quando a luz viaja através de um meio para
outro, uma parte dessa luz é transmitida e outra parte é refletida na interface
entre os dois meios. As quantidades relativas de luz que são transmitidas e
refletidas dependem da razão entre os índices de refração dos dois meios assim
como do ângulo de incidência da luz na interface. Para uma incidência normal,
quando a luz viaja do ar para o vidro, mais ou menos 4% desta luz incidente é
refletida, enquanto os 96% restantes são transmitidos para este segundo meio.
09. No mundo de ficção de Harry Potter criado pela autora J.K. Rowling as vassouras
voadoras são um dos meios de transporte mais populares entre os bruxos e
bruxas, e são também usadas para os jogos no mundo mágico, como o quadribol. Assim como no mundo
dos trouxas há os aficcionados
por carros, no mundo dos bruxos há toda uma cultura relacionada às vassouras. Os
estudantes do primeiro ano de Hogwarts não podem ter
vassouras na escola, mas, a regra é quebrada por Harry para que ele possa jogar
no time de quadribol.
No quadro abaixo temos algumas vassouras com
suas velocidades máximas.
Vassoura
|
Velocidade
|
Oakshaft 79
|
34
000 m/h
|
Cleansweep 11
|
80
km/h
|
Comet 140
|
3
000 000 cm/h
|
Firebolt
|
4
km/min
|
Moontrimmer
|
0,0277
km/s
|
Twigger 90
|
2030
hm/h
|
Nimbus
2000
|
44,5
m/s
|
Shooting Star
|
800
dam/h
|
A vassoura mais veloz é a:
A) Oakshaft 79 B) Comet 140 C) Nimbus 2000 D) Firebolt E)
Twigger 90
V1 = 34.000 m/h = 34 km/h
V2
= 80 km/h
V3
= 3.000.000 cm/h = 30 km/h
V4
= 4 km/min = 4.60 = 240 km/h (esta é a maior)
V5
= 0,0277 km/s = 0,0277.3600 = 99,72 km/h
V6
= 2030 dm/h = 203 km/h
V7
= 44,5 m/s = 44,5.3,6 = 160,2 km/h
V8
= 800 dam/h = 80 km/h .
10. Em um certo dispositivo acústico, dois tubos, em forma de U, estão
conectados um ao outro, como mostrado na figura I:
O tubo superior pode ser
movimentado, enquanto permanece conectado ao tubo inferior. Dessa forma, o
comprimento L1,
indicado na figura I, pode ser alterado. As bases dos tubos têm o mesmo
comprimento d. O tubo inferior
é fixo e o comprimento L2 mede
50 cm. Na lateral esquerda desse tubo, há uma abertura, onde está conectado um
pequeno alto-falante, que emite um som com freqüência de 1,7 kHz. O som
propaga-se pelos tubos inferior e superior. Senhor Spok (Comandante da Interprise
e conhecedor de ciência aplicada) ouve o som que é produzido nesse dispositivo
por uma outra abertura lateral no tubo inferior, localizada no lado oposto ao
do alto-falante. Quando o tubo superior é movimentado, lentamente, para cima, a
intensidade do som que essa pessoa ouve varia, como representado no gráfico da
figura II.
Considerando essas
informações, por que a intensidade desse som aumenta e diminui, alternadamente,
como representado na figura II.
A) Trata-se de interferência construtiva e
destrutiva.
B) Trata-se de uma polarização.
C) Trata-se de uma difração.
D) Trata-se de uma reflexão.
E) Trata-se de uma ressonância.
Só há uma explicação para um som que aumenta e
diminui sua intensidade alternadamente. Trata-se de interferência construtiva e
destrutiva. Se a interferência será construtiva ou destrutiva, dependerá da
diferença das distâncias percorridas pelas ondas dentro do tubo móvel. Se as
ondas encontram crista com vale, ou seja, região de maior e menor pressão, a
interferência é destrutiva e o som é fraco. Se as ondas se encontram crista com
crista, regiões de alta pressão, a interferência é construtiva e se ouve um som
mais alto.
11. Em termos energéticos, a eficiência ou rendimento de um
veículo está associada à razão entre a energia consumida por ele e o trabalho útil
de transporte que realiza. Este trabalho depende da carga (peso) que carrega ao
percorrer uma certa distância. Quanto menos energia consumir para transportar
um certo peso, mais eficiente ele é. Na tabela abaixo, apresentam-se alguns
meios de transporte e a energia que consomem para transportar uma pessoa, por
quilômetro rodado:
Com base nos dados apresentados nessa tabela, assinale a
opção correta:
A) O meio mais eficiente é o ônibus.
B) O uso de uma bicicleta comparado ao uso de um carro
transportando apenas um passageiro apresenta mais vantagens do que desvantagens.
C) O mais eficiente é sempre o melhor, por que produz
muita energia.
D) Um veículo é mais eficiente quando é mais veloz.
E) Um carro transportando apenas um passageiro
é menos eficiente do que um carro transportando apenas cinco passageiros.
I. Pela definição apresentada de eficiência, a
bicicleta é o mais eficiente;
II. Vantagens e desvantagens da bicicleta: é
muito mais eficiente do ponto de vista energético, não polui o ambiente,
dependendo do trajeto evita ficar parado no trânsito (podendo até ser mais
rápida), mas pode ser mais cansativa e oferecer menos segurança. Automóvel com
1 passageiro: mais rápido (dependendo do trajeto), pode
ser menos cansativo, mais seguro e confortável
(também depende das condições de trânsito e outros fatores pessoais), mas é
menos eficiente, consome combustível, polui o ambiente, contribui com maior
congestionamento de trânsito.
III. Não, como indica a resposta (II). Outros
fatores devem ser considerados.
IV. Não, pois o mais veloz pode consumir mais
energia.
12. A tabela abaixo mostra componentes eletroeletrônicos de
uma residência, com suas respectivas especificações e tempo médio de uso diário
em horas, por elemento.
Buscando minimizar o gasto mensal, os moradores dessa residência
resolveram retirar duas lâmpadas e reduzir o uso do chuveiro e do ferro
elétrico em 30 minutos cada. Com esta atitude, conseguiu-se uma economia de
A) 22,5% B) 25,0%
C) 27,5% D) 30,0%
E) 32,5%
Calculando a energia total consumida
temos:
ELÂMPADA = 6.100.2.30 = 36 000 Wh = 36 kWh.
ETELEVISOR = 500.4.30 = 60 000 Wh = 60 kWh.
ECHUVEIRO =
2400.1,5.30 = 108 000 Wh = 108 kWh.
EFERRO =
1200.1.30 = 36 000 Wh = 36 kWh.
ETOTAL = 36 + 60
+ 108 + 36 = 240 kWh.
Agora com as reduções temos:
ELÂMPADA = 4.100.2.30
= 24 000 Wh = 24 kWh (menos 2 lâmpadas).
ECHUVEIRO =
2400.1.30 = 72 000 Wh = 72 kWh (menos 30 min =0,5 h).
EFERRO = 1200.0,5.30 = 18 000 Wh = 18 kWh.
E’TOTAL = 24 + 60 + 72 + 18 = 174 kWh.
Então para calcular a
redução faremos: ΔE = 240 – 174 = 66 kWh, logo;
240 kWh ------------ 100%
66 kWh -------------- x %
X = 6600/240 = 27,5 %.
13. Após ser
eleito, um deputado federal mudou-se da cidade do Rio de Janeiro para Brasília.
Aqui chegando, constatou a necessidade de
adquirir transformadores para poder utilizar os seus eletrodomésticos na nova
residência, já que a diferença de potencial, também chamada de tensão elétrica,
é de 110 V, nas residências da cidade de origem, e de 220 V, nas residências de
Brasília.
Um transformador é um
equipamento que permite a modificação da tensão aplicada aos seus terminais de
entrada, podendo produzir, nos terminais de saída, uma tensão maior ou menor do
que a de entrada. Do ponto de vista construtivo por duas bobinas independentes,
enroladas sobre um núcleo de ferro. A bobina ligada à fonte de tensão (tomada
residencial) é chamada de "primária" e a bobina ligada aos
eletrodomésticos, de "secundária".
Com o auxílio das
informações contidas no texto e focalizando o transformador ligado a uma tomada
para fornecer energia à geladeira da família do deputado, podemos concluir que.
A) Ao alimentar a
geladeira, o transformador converte energia elétrica em energia mecânica.
B) A potência que a
bobina secundária do transformador fornece à geladeira é maior do que a
potência que a bobina primária recebe.
C) Mesmo nos períodos
em que a geladeira estiver desligada, haverá corrente elétrica circulando na
bobina primária do transformador.
D)
Suponha que o transformador seja desconectado da tomada e que sua bobina de 220
V seja conectada a um conjunto de 20 baterias de automóvel, de 12 V, ligadas em
série. Nessa situação, a geladeira será alimentada com uma tensão igual a 120 V
e funcionará normalmente.
E) O uso do transformador é desnecessário, pois os aparelhos podem ser utilizados em qualquer tensão elétrica.
(I) O transformador é um
dispositivo elevador ou rebaixador de tensão elétrica.
(II) Nos transformadores
ideais, a potência elétrica na bobina primária é igual à fornecida à bobina
secundária.
Nos transformadores reais, a
potência elétrica na bobina primária é maior do que a fornecida à bobina
secundária.
(III) Há uma ddp entre a bobina
primária e a bobina secundária.
(IV) Os transformadores só
funcionam quando têm seus terminais ligados a uma fonte de corrente alternada.
As
baterias fornecem corrente contínua.
14. Em uma festa infantil, um mágico apresenta para as crianças dois ímãs em
forma de barra, e mostra que, dependendo do lado com que são aproximados os
imãs entre si, eles se grudam, ou se repelem.
Então, o mágico joga uma das barras para longe e a outra permanece sobre
uma mesa de madeira, na qual
nitidamente a barra não fica grudada. De repente essa barra levita sobre
a mesa. Uma menina mais curiosa
olha por debaixo da mesa, esperando encontrar um terceiro ímã, mas vê
apenas um fio enrolado. Admitindo
se tratar de um fio de cobre encapado com plástico, como explicar a
levitação?
A) O mágico, sem ninguém perceber, aqueceu a madeira da mesa, que,
dependendo da temperatura, pode virar um ímã quando próxima do cobre.
B) Ímãs de cobre têm magnetismo variável naturalmente: ora o campo
magnético aparece, ora desaparece.
C) O ímã na forma de fio de cobre estava encapado com plástico, o que
blindava seu magnetismo permanente; o mágico discretamente tirou o plástico.
D) Ímãs na forma de fio de cobre variam proporcionalmente seu magnetismo
com a temperatura; o mágico
discretamente aumentou a temperatura, fortalecendo o campo magnético.
E) Corrente elétrica gera campo magnético; o mágico
discretamente ligou uma fonte de energia elétrica ao fio.
15. A figura mostra um tipo de “gato”,
prática ilegal e extremamente perigosa usada para roubar energia elétrica.
Esse “gato” consiste em algumas espiras
de fio colocadas próximas a uma linha de corrente elétrica alternada de alta voltagem.
Nas extremidades do fio que forma as espiras, podem ser ligadas, por exemplo,
lâmpadas, que se acendem. O princípio de funcionamento desse “gato” consiste:
A) As espiras
funcionam como antenas que captam a energia elétrica que se propaga por ondas
eletromagnéticas originárias da rede de alta tensão.
B) As espiras funcionam como geradores,
captando energia elétrica através de um campo elétrico.
C) As espiras funcionam como receptores,
captando energia elétrica através de um efeito fotoelétrico.
D) As espiras funcionam como ímãs que
captam a energia elétrica por meio de um eletroímã.
E) As espiras não tem nenhuma relação
com o fato, mas sim, os cabos de alta tensão que liberam energia elétrica de
forma dissipativa.
A corrente elétrica
alternada cria um campo magnético oscilante, que se propaga em seu entorno,
atravessando essas espiras. Nas espiras atravessadas por linhas de campo
magnético variável aparece uma força eletromotriz induzida capaz de fornecer energia
elétrica para acender lâmpadas, por exemplo. Nesse caso, as espiras funcionam
como antenas que captam a energia elétrica que se propaga por ondas
eletromagnéticas originárias da rede de alta tensão.
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