terça-feira, 27 de março de 2012

RESOLUÇÃO DAS AULAS 7 A 9 DO 3 ANO


AULA 7
01. NULA.
Da definição de intensidade média de corrente elétrica, (im) temos:
im = n.e/∆t  => 100.105 = n.1,6.10-19/1 =>  n = 6,25.1025 elétrons => n = 1026.
Lembrando que 6,25 > 3,16.

02. D

03. C
De acordo com o texto da questão a segunda afirmação é conflitante com a terceira.
i = Q/Δt => Δt = Q/i = 20/10000 = 0,002 s.

04. A
A lanterna baseia-se no princípio da indução eletromagnética que, nesse caso, produz corrente cujo sentido se inverte ao longo do tempo (corrente alternada).

05. A
Os fios possuem uma alta tensão (potencial elétrico), mas a diferença de potencial entre dois pontos tão próximos é quase nula.

06. B
Corrente antiga: P = U.i => 3300 = 220.i => i = 15 A.
Corrente nova: P = U.i => 7700 = 220.i => i = 35 A.
O disjuntor desarma quando por ele se tenta passar uma corrente maior que aquela para a qual ele foi projetado para aceitar.

07. C
Comparando, em termos de porcentagem, 60 lm/W com 15 lm/W, você verifica que, ao substituir uma lâmpada de 15 lm/W por outra de 60 lm/W, o rendimento será de 75%. Como cada lâmpada tem 100 W e são 10 lâmpadas,  a economia de potência será:
P =10.0,75.100 = 750 W.
E =P.Δt.30/1000 = 750.30.6/1000  =135.000/1000 = 135 kWh.
R$ =135.0,20 = 27,00.

AULA 8

01. A

02. A
Em todo circuito elétrico deve existir um gerador (no caso uma pilha), fios elétricos de condução da corrente elétrica e um condutor (no caso uma lâmpada).

03. B
Como o fio 1 tem diâmetro D, podemos afirmar que seu raio = r e área (A1= π.r²).
Se o fio 2 tem o dobro do diâmetro do fio 1, então o seu raio = 2r, assim A2= π.(2r)² = 4π.r², logo A2 = 4.A1.
Sabendo que R= ρL/A e L2 = 2.L1, então R1= ρL/A e R2= ρ2L/4A = ρL/2A = (1/2).(ρL/A) = R1/2 = 4/2 = 2 Ω.

04. E
EC = EL => PC.Δt.30 = PL.Δt =>  6.24.30 = 60.Δt => Δt = 4320/60 = 72 h.

05. NULA
Se U1 = U2 e que 1/6 do comprimento do resistor é retirado ficando com apenas 5/6, temos:
I. R = ρ.L/A onde R e L são diretamente proporcionais, assim R2 = (5/6).R1 = 5R/6.
II. P1 = U2/R = P e P2 = U2/(5R/6) = 6U2/5R = 6P/5.
III. P1/P2 = P/(6P/5) = 5/6.

06.
a) P = U2/R => R = U2/P =  2202/5500 = 48400/5500 = 8,8 Ω.     
b) Em 1 s: Q = 5 500 J e m = 55 g
Q = m.c.Δθ => 5 500 = 55.4.(θ – 15) => 100 = 4.(θ – 15) => 25 = θ – 15 => θ = 40° C.
c) Em 1 s: Q = 5 500 J; m = ? e Δθ = 55 °C;
Q = m.c.Δθ => 5 500 = m.4.55  => 100 = 4m  => m = 25 g.

07. E
R = ρ.L/A = 2,1.10–2.103/70 = 0,3 Ω.

08. C
m = 10,0 g = 10,0.10–3 kg
Lf = 2,5.104 J/kg
Q = m.Lf = 10,0.10–3.2,5.104 = 2,5.102 J
Pot = U.i = 5,0.20 = 100 W.
Pot = Q/Δt  => 100 = 2,5.102/Δt  => Δt = 2,5 s.

AULA 9

01. A
Se R/L = 13Ω/m, então quando:
I. o comprimento é x, a resistência é 13x.
II. o comprimento é L – x, a resistência é 13.(L – x), onde L = 10 km.
III. Resistência medida das extremidades OESTE (RO = 60 Ω).
RO = 13x + R + 13x  => 60 = 26x + R => R = 60 – 26x.
IV. Resistência medida das extremidades LESTE (RL = 216 Ω).
RL = 13(L – x) + R + 13(L – x)   => 216 = 26L – 26x + R.
V. Logo temos:
26L – 26x + 60 – 26x = 216 => 26.10 – 26x + 60 – 26x = 216  => 52x = 104  => x = 2 km.

02. NULA
Para o barbeador: P =U.i  => i = P/U = 8/120 = 1/15 A e RB = U/i = 120/(1/15) = 120.15 = 1800 Ω.
Como deve ser em série e U = U1 + U2  => 240 = 120 + U2  => U2 = 120 V. Sendo que a corrente é a mesma, logo R = RB = 1800 Ω.

03. C
O esquema que representa o circuito "interruptor paralelo" é o do desenho III.

04. D

05. A
REQ = (R1.R2)/(R1 + R2) = R.17/(R+17) 
diminuindo 25% da resistência de 17 ohms, temos: REQ = (1 - 0,25).17 = 0,75.17 Ω.

Assim :
R.17/(R+17) = 0,75.17  (dividindo os dois termos por
 17)
R/(R+17) = 0,75  => R = 0,75.(R+17)  => R = 0,75R + 12,75  => 0,25R = 12,75  => R = 12,75/0,25 = 51  ohms .

ATÉ A PRÓXIMA GALERA!

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