quarta-feira, 11 de julho de 2012

CURSO DE FÉRIAS - AULA 3


01. B
I. Incorreta. Uma onda transporta energia.
II. Correta. Quanto maior a amplitude da onda, maior será a energia potencial do surfista que posteriormente será transformada em energia cinética.
III. Incorreta. Somente a energia potencial é aproveitada para que o surfista deslize sobre a onda. É importante lembrar que existe a resistência da água causando dissipação de energia.
IV. Incorreta. A energia cinética varia com o quadrado da velocidade. Portanto, se a velocidade duplicar, a energia cinética será quatro vezes maior.
V. Incorreta. Ver item II, é relevante.
Obs.:  A "energia dos mares", por exemplo, pode ser convertida em energia elétrica.

02. A
Energia cinética em energia potencial elástica; energia potencial elástica em energia cinética e potencial gravitacional; energia potencial gravitacional em cinética.

03. E
EC = EP    m.V22/2 =m.g.h     V22 = 2.g h = 2.10.2,45     V27 m/s.

04. B
I – C; II – A; III – B e IV – D.

05. B
Os termos em destaque abaixo conduzem o raciocínio ao preenchimento correto do texto: “O texto acima faz referência à geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas. Nessas usinas, a água é represada e mantida a uma certa altura. Dessa forma, o sistema armazena energia na forma potencial gravitacional (1). Na queda da água, a energia armazenada é transformada em energia cinética (2). A água choca-se com as pás de um gigantesco motor, causando o movimento de rotação. Esse motor é o responsável pela transformação de energia cinética (3) em energia elétrica (4), que propicia, por exemplo, o funcionamento de uma lâmpada incandescente, a qual produz energia luminosa (5) e energia térmica (6).”

06. E
I. O concreto possui um maior albedo em relação ao asfalto, portanto a proposta só faria diminuir o albedo e aumentar o desconforto térmico.
II. Áreas verdes apresentam albedo baixo, mas não favorecem ao desconforto térmico, pois proporcionam uma umidade atmosférica, contribuindo para diminuir a sensação de calor ao redor da região.
III. A pintura colorida é menos eficiente para refletir a luz do que a luz branca, assim diminuindo o albedo.
IV. Ocupar áreas urbanas não afeta o albedo dos grandes centros urbanos, pois não propõe nenhuma modificação nos materiais usados em suas estruturas.

07. D
A produção de etanol de segunda geração usa a mesma matéria-prima que poderia produzir energia elétrica.

08. D
A tabela acima do enunciado nos permite calcular a velocidade média do recordistas dos 800 m: Vmédia = ΔS/Δt = 800m/100s = 8,0 m/s. A Energia cinética média seria dada então por: Ec = m.V²/2 = 70.8²/2 = 35.64 = 2240 J.

09. C
Na usina eólica, a energia solar aquece massas de ar que geram regiões com diferentes pressões, produzindo ventos que movem o aerogerador.

10. B
A preservação do ambiente, os cuidados com a flora e a fauna não devem ser levados em conta na implantação de uma usina hidroelétrica.
O equilíbrio entre eficiência e preservação da natureza é fundamental ao se instalar uma fonte de energia.

11. C
O gráfico C apresenta velocidade do vento alta e com pouca variação.

12. B
De acordo com as condições de funcionamento, de 0 a v1 a velocidade é nula, assim não tendo energia elétrica fornecida, porém, entre v1 e v2 a velocidade é constante pois sua potência elétrica é máxima, dessa forma terá uma energia máxima; e após v2 a velocidade é nula, devido as pás pararem, logo não havendo produção de energia.

13. B
O ar é menos denso, à medida que a altitude aumenta, devido que o ar é rarefeito.

14. B
Como EM = EC + EP, observaremos que haverá somente conservação de energia mecânica nas situações II, IV e VI.

15. A
Há uma conversão de energia mecânica em elétrica, devido ao movimento das marés.

16. A
I. O vapor da água é a substância operante que realiza conversão de energia térmica em energia mecânica para produzir a rotação da turbina da usina termoelétrica.
II. E = P.Δt = 22,6.106.1/1000 = 2,26.104 kWh.

17. D
Energia térmica  energia mecânica  energia elétrica  energia térmica  energia luminosa.

18. D
A energia nuclear se transforma em energia térmica, com isso aquece água, que faz funcionar a turbina a vapor. Seu movimento, vindo da energia mecânica, produz energia elétrica por meio de um gerador. Logo, a sequência correta das transformações de energia é energia nuclear → energia térmica → energia mecânica → energia elétrica.

19.  A
Nos dínamos e usinas hidrelétricas há transformação de energia mecânica em elétrica, com base na indução eletromagnética.

20. A
Como o sistema é conservativo, a soma dos percentuais das energias cinética (EC) e potencial (EP) tem que dar 100%. Como nos extremos (A e B) a velocidade é nula (Ec = 0), temos 0% de energia cinética e 100% de energia potencial; já no ponto O, a deformação é nula (EP = 0), então temos 0% de energia potencial e 100% de energia cinética.
Assim:
Ponto A: 100% de EP e 0% de EC. (barra preta).
Ponto O: 0% de EP e 100% de EC. (barra branca).
Ponto B: 100% de EP e 0% de EC. (barra preta).

21. C
P = W/Δt = m.g.h/Δt = 320.9,8.600/10.60 = 3136 W.

22. D
As fontes de energia renováveis são aquelas capazes de se recuperar e, portanto, virtualmente inesgotáveis. São renováveis: Energia hidráulica, Biomassa (origem animal ou vegetal), Energia solar, Energia eólica, Energia geotérmica, Energia maremotriz e Energia do hidrogênio.

23. E
Ondulatória, potencial gravitacional, cinética, luminosa, nuclear, magnética e térmica.

24. C
Haverá conversão de energia mecânica (movimento) em ondulatória (ondas eletromagnéticas).

25. D
Observe que em 2017 a fonte I diminui bastante, enquanto a III aumentou devido ao consumo, logo, a ordem correta será: Derivados de Petróleo, Fontes Renováveis e Eletricidade.

26. A
Energia cinética das correntes marítimas, energia cinética das hélices/turbinas, energia elétrica.

27. D
As hidroelétricas e as usinas termoelétricas têm como processo final de produção a transformação de
energia cinética em elétrica.

28. A
Uso de torneiras inteligentes que apenas ao pressionar suavemente a alavanca, em vez de abrir a torneira continuamente, e a água flui somente quando você necessita dela. 

Um comentário: