sexta-feira, 26 de outubro de 2012

QUESTÕES ESTILO ENEM 5


01. Abandona-se um lápis L sobre a superfície de um líquido de duas formas distintas, conforme a figura abaixo.
I. O lápis é solto verticalmente. Ele submerge e, em seguida, vai à tona, onde fica flutuando:
  
II. O lápis é solto horizontalmente. Ele flutua, sem submergir:
  
A opção que melhor explica as situações (I) e (II) é:
A) A massa do lápis em (I) é maior que em (II).
B) A força que o lápis exerce sobre o líquido é maior em (I) que em (II).
C) A pressão do lápis sobre o líquido em (I) é menor que em (II).
D) A pressão do lápis sobre o líquido em (I) é maior que em (II).
E) A densidade do lápis na vertical é maior que na horizontal.
De acordo com a posição em que o lápis foi abandonado, temos que em I a pressão é maior devido à menor área de contato com a água.

02. (ACAFE-SC ) A figura a seguir representa a barragem de uma usina hidrelétrica com uma turbina localizada no ponto P. O comprimento do lago é x.

A pressão exercida pela água na turbina depende do(a):
A) diferença de altura entre o ponto P e a superfície da água.
B) volume de água represada.
C) comprimento do lago.
D) largura da barragem.
E) comprimento do canal onde está o ponto P.
A pressão depende da altura da coluna de água. (p = patm + µ.g.h)

03. Durante as obras de reforma da casa, ouviu-se esta conversa entre o proprietário e o pedreiro.
Proprietário: “João, devemos colocar outra caixa d’água ao lado da já existente e na mesma altura, pois a que aí está possui apenas 500 litros, insuficientes para o consumo da lavanderia. O ideal é acrescentar outra, também de 500 litros, e interligar as duas”.
Pedreiro: “Essa solução é boa, além de aumentar a reserva de água, também vai aumentar a pressão da água nas torneiras.
Analise o texto e assinale a opção correta.
A) A observação do pedreiro está correta, quanto a pressão.
B) A pressão nesse caso depende da altura partindo da torneira até a caixa d’água.
C) Para  aumentar a pressão o essencial seria aumentar o diâmetro dos canos de acesso das torneiras até a caixa d’água.
D) O proprietário está enganado em relação ao consumo d’água.
E) O ideal é ter apenas uma caixa d’água de 500 litros para a lavanderia e outra de 500 litros para o restante da casa.
O aumento da pressão só aconteceria se a caixa fosse elevada para pontos de maior altura.

04. O gráfico – fornecido por um fabricante de duchas para banho, conforme a figura – mostra a vazão, em função da pressão da água, para dois crivos (tampa frontal da ducha com furos) diferentes: econômico e normal.

Considerando uma ducha com o crivo econômico instalado e a pressão da água de 20 kPa, qual o volume,
em litros, aproximado de água utilizada num banho de 10 min?
A) 20     B) 100     C) 70     D) 50    E) 10
De acordo com o enunciado, devemos procurar no gráfico para crivo econômico uma pressão de 20 kPa. Sua correspondência é a vazão de aproximadamente 7 L/min. Num banho de 10 min, o volume de água será de: V = 7.10 = 70 L.

05. (GAVE ) Leia atentamente o texto seguinte:
Entre 10 e 20 bilhões de anos atrás, sucedeu o  Big Bang , o acontecimento que deu origem ao nosso Universo. Toda a matéria e toda a energia que atualmente se encontram no Universo estavam concentradas, com densidade extremamente elevada (superior a 5 × 1016 kg.m –3) – uma espécie de ovo cósmico, reminiscente dos mitos da criação de muitas culturas – talvez num ponto matemático, sem quaisquer dimensões.Nessa titânica explosão cósmica, o Universo iniciou uma expansão que nunca mais cessou. À medida que o espaço se estendia, a matéria e a energia do Universo expandiam-se com ele e resfriavam-se rapidamente. A radiação da bola de fogo cósmica que então, como agora, enchia o Universo, varria o espectro electromagnético, desde os raios gama e os raios X à luz ultravioleta e, passando pelo arco-íris das cores do espectro visível, até as regiões de infravermelhos e das ondas de rádio.O Universo estava cheio de radiação e de matéria, constituída inicialmente por hidrogênio e hélio, formados a partir das partículas elementares da densa bola de fogo primitiva. Dentro das galáxias nascentes, havia nuvens muito mais pequenas, que simultaneamente sofriam o colapso gravitacional; as temperaturas interiores tornavam-se muito elevadas, iniciavam-se reações termonucleares e aparecera mas primeiras estrelas. As jovens estrelas quentes e maciças evoluíram rapidamente, gastando descuidadamente o seu capital de hidrogênio combustível, terminando em breve as suas vidas em brilhantes explosões – supernovas – e devolvendo as cinzas termonucleares –hélio, carbono, oxigênio e elementos mais pesados – ao gás interestelar,para subsequentes gerações de estrelas.O afastamento das galáxias é uma prova da ocorrência do  Big Bang ,mas não é a única. Uma prova independente deriva da radiação de micro-ondas de fundo, detectada com absoluta uniformidade em todas as direções do Cosmos, com a intensidade que atualmente seria de esperar para a radiação, agora substancialmente resfriada, do  Big Bang .
In: CarlSagan, Cosmos . Gradiva, Lisboa, 2001 (adaptado)
De acordo com o texto, selecione a alternativa correta.
A) A densidade do Universo tem aumentado.
B) Os primeiros elementos que se formaram foram o hidrogênio e oxigênio.
C) O Universo foi muito mais frio no passado.
D) O volume do Universo tem diminuído.
E) São provas da ocorrência do  Big Bang : a expansão do Universo e a detecção da radiação cósmica de fundo. a) ( F ) A densidade do Universo está diminuindo em virtude de sua expansão.
b) ( F ) Os primeiros elementos que se formaram foram o hidrogênio e o hélio.
c) ( F ) O Universo está resfriando-se e foi muito mais quente no passado.
d) ( F ) O volume está aumentando.
e) ( V )A expansão do Universo detectada pelo Efeito Doppler e a descoberta da radiação cósmica de fundo são evidências do  Big Bang.

06. O gráfico abaixo mostra as condições de dispersão de poluentes na atmosfera na região de Curitiba e Araucária, no ano de 2001. Dispersão aqui significa dissipação. Quando as condições são favoráveis, os poluentes são dissipados rapidamente, e quando não são favoráveis as partículas de poluição demoram a se dissipar, ficando mais tempo em suspensão e se acumulando na atmosfera.

Identifique a época do ano em que há mais condições desfavoráveis do que favoráveis à dispersão de poluentes.
A) Maio e Agosto    B) Agosto e Setembro    C) Julho e Novembro    D) Abril e Maio    E) Março e Junho
Podemos observar como entre Maio e Agosto as condições desfavoráveis à dispersão prevalecem, enquanto no restante do ano, encontramos geralmente condições favoráveis à dispersão.

07. O orifício de uma câmara escura está voltado para o céu, numa noite estrelada. A parede oposta ao orifício é feita de papel vegetal translúcido. Um observador que está atrás da câmara, se olhasse diretamente para o céu, veria o Cruzeiro do Sul conforme o esquema I. Olhando a imagem no papel vegetal, por trás da câmara, o observador  vê o Cruzeiro conforme o esquema:

A) I      B) II      C) III      D) IV      E) V

08. O fantasma de Pepper é uma das ilusões de óptica mais fascinantes e conhecidas em todo o mundo. Na versão popularizada no Brasil como a casa de Monga , ela consiste em um dispositivo no interior do qual uma moça parece transformar-se em um gorila. Pepper aperfeiçoou o conceito criado por Dircks com a introdução de uma lâmina de vidro plana inclinada de 45o e suficientemente grande para cobrir o palco de um pequeno teatro. Através da regulagem conveniente do iluminamento dos ambientes, tornou-se possível, a partir de então, produzir imagens fantasmagóricas que encantaram multidões, inicialmente nas apresentações do próprio John Pepper e depois nas feiras de diversões pelo mundo afora.
Para compreender-se melhor o princípio de funcionamento do fantasma de Pepper,
observemos a Figura.
               
Nela pode-se perceber que existem dois compartimentos de mesmo tamanho e perpendiculares entre si. Em um deles, visível ao público, está colocado simplesmente um piano; no outro compartimento vizinho, de paredes enegrecidas e oculto do público, encontra-se um ator vestido de fantasma, em posição tal que parece estar tocando um piano.                                         

O filme “O ilusionista” usa esse truque. De acordo com o texto esse truque de mágica ocorre devido ao fundamento físico da:
A) reflexão parcial da luz nas interfaces entre dois meios com índices de refração diferentes.
B) refração da luz nas interfaces entre dois meios com índices de refração diferentes.
C) polarização da luz nas interfaces entre dois meios com índices de refração diferentes.
D) reflexão total da luz nas interfaces entre dois meios com índices de refração diferentes.
E) difusão das cores dos raios luminosos.
Quando a luz viaja através de um meio para outro, uma parte dessa luz é transmitida e outra parte é refletida na interface entre os dois meios. As quantidades relativas de luz que são transmitidas e refletidas dependem da razão entre os índices de refração dos dois meios assim como do ângulo de incidência da luz na interface. Para uma incidência normal, quando a luz viaja do ar para o vidro, mais ou menos 4% desta luz incidente é refletida, enquanto os 96% restantes são transmitidos para este segundo meio.

09. No mundo de ficção de Harry Potter criado pela autora J.K. Rowling as vassouras voadoras são um dos meios de transporte mais populares entre os bruxos e bruxas, e são também usadas para os jogos no mundo mágico, como o quadribol. Assim como no mundo dos trouxas há os aficcionados por carros, no mundo dos bruxos há toda uma cultura relacionada às vassouras. Os estudantes do primeiro ano de Hogwarts não podem ter vassouras na escola, mas, a regra é quebrada por Harry para que ele possa jogar no time de quadribol.

                                                    
No quadro abaixo temos algumas vassouras com suas velocidades máximas.

Vassoura
Velocidade

Oakshaft 79

34 000 m/h
Cleansweep 11

80 km/h
Comet 140

3 000 000 cm/h
Firebolt

4 km/min

Moontrimmer

0,0277 km/s

Twigger 90

2030 hm/h
Nimbus 2000

44,5 m/s

Shooting Star

800 dam/h

A vassoura mais veloz é a:
A)  Oakshaft 79        B) Comet 140       C) Nimbus 2000     D) Firebolt    E) Twigger 90
V1 = 34.000 m/h = 34 km/h  
V2 = 80 km/h   
V3 = 3.000.000 cm/h = 30 km/h 
 V4 = 4 km/min = 4.60 = 240 km/h (esta é a maior)
 V5 = 0,0277 km/s = 0,0277.3600 = 99,72 km/h 
 V6 = 2030 dm/h = 203 km/h 
 V7 = 44,5 m/s = 44,5.3,6 = 160,2  km/h 
 V8 = 800 dam/h =  80 km/h .

10. Em um certo dispositivo acústico, dois tubos, em forma de U, estão conectados um ao outro, como mostrado na figura I:
                           
O tubo superior pode ser movimentado, enquanto permanece conectado ao tubo inferior. Dessa forma, o comprimento L1, indicado na figura I, pode ser alterado. As bases dos tubos têm o mesmo comprimento d. O tubo inferior é fixo e o comprimento L2 mede 50 cm. Na lateral esquerda desse tubo, há uma abertura, onde está conectado um pequeno alto-falante, que emite um som com freqüência de 1,7 kHz. O som propaga-se pelos tubos inferior e superior. Senhor Spok (Comandante da Interprise e conhecedor de ciência aplicada) ouve o som que é produzido nesse dispositivo por uma outra abertura lateral no tubo inferior, localizada no lado oposto ao do alto-falante. Quando o tubo superior é movimentado, lentamente, para cima, a intensidade do som que essa pessoa ouve varia, como representado no gráfico da figura II.
Considerando essas informações, por que a intensidade desse som aumenta e diminui, alternadamente, como representado na figura II.
A) Trata-se de interferência construtiva e destrutiva.
B) Trata-se de uma polarização.
C) Trata-se de uma difração.
D) Trata-se de uma reflexão.
E) Trata-se de uma ressonância.
Só há uma explicação para um som que aumenta e diminui sua intensidade alternadamente. Trata-se de interferência construtiva e destrutiva. Se a interferência será construtiva ou destrutiva, dependerá da diferença das distâncias percorridas pelas ondas dentro do tubo móvel. Se as ondas encontram crista com vale, ou seja, região de maior e menor pressão, a interferência é destrutiva e o som é fraco. Se as ondas se encontram crista com crista, regiões de alta pressão, a interferência é construtiva e se ouve um som mais alto.

11. Em termos energéticos, a eficiência ou rendimento de um veículo está associada à razão entre a energia consumida por ele e o trabalho útil de transporte que realiza. Este trabalho depende da carga (peso) que carrega ao percorrer uma certa distância. Quanto menos energia consumir para transportar um certo peso, mais eficiente ele é. Na tabela abaixo, apresentam-se alguns meios de transporte e a energia que consomem para transportar uma pessoa, por quilômetro rodado:    

Com base nos dados apresentados nessa tabela, assinale a opção correta:
A) O meio mais eficiente é o ônibus.
B) O uso de uma bicicleta comparado ao uso de um carro transportando apenas um passageiro apresenta mais vantagens do que desvantagens.
C) O mais eficiente é sempre o melhor, por que produz muita energia.
D) Um veículo é mais eficiente quando é mais veloz.
E) Um carro transportando apenas um passageiro é menos eficiente do que um carro transportando apenas cinco passageiros.
I. Pela definição apresentada de eficiência, a bicicleta é o mais eficiente;
II. Vantagens e desvantagens da bicicleta: é muito mais eficiente do ponto de vista energético, não polui o ambiente, dependendo do trajeto evita ficar parado no trânsito (podendo até ser mais rápida), mas pode ser mais cansativa e oferecer menos segurança. Automóvel com 1 passageiro: mais rápido (dependendo do trajeto), pode
ser menos cansativo, mais seguro e confortável (também depende das condições de trânsito e outros fatores pessoais), mas é menos eficiente, consome combustível, polui o ambiente, contribui com maior congestionamento de trânsito.
III. Não, como indica a resposta (II). Outros fatores devem ser considerados.
IV. Não, pois o mais veloz pode consumir mais energia.

12. A tabela abaixo mostra componentes eletroeletrônicos de uma residência, com suas respectivas especificações e tempo médio de uso diário em horas, por elemento.
             
Buscando minimizar o gasto mensal, os moradores dessa residência resolveram retirar duas lâmpadas e reduzir o uso do chuveiro e do ferro elétrico em 30 minutos cada. Com esta atitude, conseguiu-se uma economia de
A) 22,5%    B) 25,0%    C) 27,5%    D) 30,0%    E) 32,5%
Calculando a energia total consumida temos:
ELÂMPADA = 6.100.2.30 = 36 000 Wh = 36 kWh.
ETELEVISOR = 500.4.30 = 60 000 Wh = 60 kWh.
ECHUVEIRO = 2400.1,5.30 = 108 000 Wh = 108 kWh.
EFERRO = 1200.1.30 = 36 000 Wh = 36 kWh.
ETOTAL = 36 + 60 + 108 + 36 = 240 kWh.
Agora com as reduções temos:
ELÂMPADA = 4.100.2.30 = 24 000 Wh = 24 kWh (menos 2 lâmpadas).
ECHUVEIRO = 2400.1.30 = 72 000 Wh = 72 kWh (menos 30 min =0,5 h).
EFERRO = 1200.0,5.30 = 18 000 Wh = 18 kWh.
E’TOTAL = 24 + 60 + 72 + 18 = 174 kWh.
Então para calcular a redução faremos: ΔE = 240 – 174 = 66 kWh, logo;
240 kWh ------------ 100%
66 kWh -------------- x %
X = 6600/240 = 27,5 %.

13. Após ser eleito, um deputado federal mudou-se da cidade do Rio de Janeiro para Brasília. Aqui chegando, constatou a necessidade de adquirir transformadores para poder utilizar os seus eletrodomésticos na nova residência, já que a diferença de potencial, também chamada de tensão elétrica, é de 110 V, nas residências da cidade de origem, e de 220 V, nas residências de Brasília.
Um transformador é um equipamento que permite a modificação da tensão aplicada aos seus terminais de entrada, podendo produzir, nos terminais de saída, uma tensão maior ou menor do que a de entrada. Do ponto de vista construtivo por duas bobinas independentes, enroladas sobre um núcleo de ferro. A bobina ligada à fonte de tensão (tomada residencial) é chamada de "primária" e a bobina ligada aos eletrodomésticos, de "secundária".
Com o auxílio das informações contidas no texto e focalizando o transformador ligado a uma tomada para fornecer energia à geladeira da família do deputado, podemos concluir que.
A) Ao alimentar a geladeira, o transformador converte energia elétrica em energia mecânica.
B) A potência que a bobina secundária do transformador fornece à geladeira é maior do que a potência que a bobina primária recebe.
C) Mesmo nos períodos em que a geladeira estiver desligada, haverá corrente elétrica circulando na bobina primária do transformador.
D) Suponha que o transformador seja desconectado da tomada e que sua bobina de 220 V seja conectada a um conjunto de 20 baterias de automóvel, de 12 V, ligadas em série. Nessa situação, a geladeira será alimentada com uma tensão igual a 120 V e funcionará normalmente.
E) O uso do transformador é desnecessário, pois os aparelhos podem ser utilizados em qualquer tensão elétrica.
(I) O transformador é um dispositivo elevador ou rebaixador de tensão elétrica.
(II) Nos transformadores ideais, a potência elétrica na bobina primária é igual à fornecida à bobina secundária.
Nos transformadores reais, a potência elétrica na bobina primária é maior do que a fornecida à bobina
secundária.
(III) Há uma ddp entre a bobina primária e a bobina secundária.
(IV) Os transformadores só funcionam quando têm seus terminais ligados a uma fonte de corrente alternada.
As baterias fornecem corrente contínua.

14. Em uma festa infantil, um mágico apresenta para as crianças dois ímãs em forma de barra, e mostra que, dependendo do lado com que são aproximados os imãs entre si, eles se grudam, ou se repelem.
Então, o mágico joga uma das barras para longe e a outra permanece sobre uma mesa de madeira, na qual
nitidamente a barra não fica grudada. De repente essa barra levita sobre a mesa. Uma menina mais curiosa
olha por debaixo da mesa, esperando encontrar um terceiro ímã, mas vê apenas um fio enrolado. Admitindo
se tratar de um fio de cobre encapado com plástico, como explicar a levitação?
A) O mágico, sem ninguém perceber, aqueceu a madeira da mesa, que, dependendo da temperatura, pode virar um ímã quando próxima do cobre.
B) Ímãs de cobre têm magnetismo variável naturalmente: ora o campo magnético aparece, ora desaparece.
C) O ímã na forma de fio de cobre estava encapado com plástico, o que blindava seu magnetismo permanente; o mágico discretamente tirou o plástico.
D) Ímãs na forma de fio de cobre variam proporcionalmente seu magnetismo com a temperatura; o mágico
discretamente aumentou a temperatura, fortalecendo o campo magnético.
E) Corrente elétrica gera campo magnético; o mágico discretamente ligou uma fonte de energia elétrica ao fio.

15. A figura mostra um tipo de “gato”, prática ilegal e extremamente perigosa usada para roubar energia elétrica. 

Esse “gato” consiste em algumas espiras de fio colocadas próximas a uma linha de corrente elétrica alternada de alta voltagem. Nas extremidades do fio que forma as espiras, podem ser ligadas, por exemplo, lâmpadas, que se acendem. O princípio de funcionamento desse “gato” consiste:
A) As espiras funcionam como antenas que captam a energia elétrica que se propaga por ondas eletromagnéticas originárias da rede de alta tensão.
B) As espiras funcionam como geradores, captando energia elétrica através de um campo elétrico.
C) As espiras funcionam como receptores, captando energia elétrica através de um efeito fotoelétrico.
D) As espiras funcionam como ímãs que captam a energia elétrica por meio de um eletroímã.
E) As espiras não tem nenhuma relação com o fato, mas sim, os cabos de alta tensão que liberam energia elétrica de forma dissipativa.
A corrente elétrica alternada cria um campo magnético oscilante, que se propaga em seu entorno, atravessando essas espiras. Nas espiras atravessadas por linhas de campo magnético variável aparece uma força eletromotriz induzida capaz de fornecer energia elétrica para acender lâmpadas, por exemplo. Nesse caso, as espiras funcionam como antenas que captam a energia elétrica que se propaga por ondas eletromagnéticas originárias da rede de alta tensão.







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