sábado, 1 de setembro de 2012

IFCE 2007 A 2011 NÍVEL INTEGRADO


(2007.1)

01. Um aluno do CEFETCE deseja atravessar a Avenida 13 de Maio, que apresenta 21 metros de largura. Para isto, ele caminha 1,5 passo/segundo, com passos que medem 70 cm cada um. O tempo mínimo, em segundos, que o sinal de trânsito de pedestre deve ficar aberto, para que ele atravesse a avenida com segurança, é:
A) 10      B) 14      C) 20      D) 32      E) 45
VM = 1,5 passo/s = 1,5 x 70 cm/s = 105 cm/s = 1,05 m/s.
t = ΔS/V = 21/1,05 = 20 s.

02. Durante uma viagem pelo interior do Ceará, um motorista de carro desloca-se retilineamente, com velocidade escalar constante de 72 km/h, quando vê um animal parado no meio da estrada a 100 metros de distância. Imediatamente ele aciona os freios, adquirindo uma aceleração escalar de módulo 5 m/s². O motorista:
A) não conseguirá evitar a colisão com o animal.
B) conseguirá parar o carro exatamente na frente do animal.
C) conseguirá parar o carro a 60 m do animal.
D) conseguirá parar o carro a 50 m do animal.
E) conseguirá parar o carro a 40 m do animal.
Para resolver esta questão basta aplicar a Equação de Torricelli:
V2 = V02 + 2.a.ΔS  02 = 202 + 2.( – 5).ΔS 0 = 400 – 10.ΔS ΔS = 400/10 = 40 m.
Sendo 40 m < 100 m, concluímos que o motorista conseguirá parar o carro a 60 m do animal.

03. É explicado corretamente pelo Princípio da Ação e da Reação ou 3ª Lei de Newton:
A) Algumas pessoas conseguem tirar a toalha de uma mesa, puxando-a rapidamente, de modo que os objetos que estavam sobre a toalha permaneçam em seus lugares sobre a mesa.
B) Um corpo, ao ser lançado verticalmente para cima, atinge o ponto mais alto da trajetória e volta ao ponto de lançamento.
C) Quando atiramos uma pedra em qualquer direção no espaço, se nenhuma força atuar nela, a pedra seguirá seu movimento, sempre com a mesma velocidade e na mesma direção.
D) A força de atração do Sol sobre a Terra é igual, em intensidade e direção, à força de Atração da Terra sobre o Sol.
E) Quanto maior a massa de um corpo, é mais difícil movimentá-lo, se está parado, e mais difícil pará-lo, se está em movimento.
A) Princípio da Inércia.
B) Movimento vertical.
C) Princípio da inércia.
D) 3a Lei de Newton.
E) Princípio Fundamental da Dinâmica.

04. Faz-se uma força F atuar sucessivamente sobre dois corpos, A e B, que adquirem, respectivamente, acelerações a e b, com a = 2b. Se a mesma força F for aplicada ao sistema formado pelos dois corpos A e B ligados rigidamente, a aceleração do sistema será:
A) a + b      B) 3b      C) 3a      D) a/3      E) b/3
I. Sabendo que FR = m.a, temos:
Corpo A : F = mA.aA mA = F/a.
Corpo B: F = mB.aB mB = F/(a/2) = 2F/a. (Obs.: b = a/2)
II. Vamos chamar de aceleração do conjunto (A + B) de aR.
F = (mA + mB).aR  F = (F/a + 2F/a).aR  F = (3F/a).aR  aR  = a/3.

05. Joab, um aluno do 2º ano do Ensino Médio do CEFETCE, seguindo as orientações de seu professor de Física, construiu uma nova Escala Termométrica a qual chamou de escala Joab. Para a temperatura do gelo em fusão, ele atribuiu o valor -20° J e 130° J para a temperatura de ebulição da água. A medida de temperatura, que nessa escala tem valor coincidente com a da Escala Celsius, será, em °J, unidade da Escala Termométrica criada pelo aluno Joab:
A) 20      B) 30      C) 40     D) 50      E) 60
[TJ – (– 20)] / [130 – (– 20)] = TC/100 ⇒ (TJ + 20)/150 = TC/100 (dividindo os denominadores por 50) ⇒ (TJ + 20)/3 = TC/2 (sabendo que TJ = TC) ⇒ (TJ + 20)/3 = TJ/2 ⇒ 2.TJ + 40) = 3.TJ TJ = 400J.

06. Ao colocar a mão sob um ferro elétrico quente, sem tocar a sua superfície, sentimos a mão “queimar”. Isso ocorre, porque a transmissão de calor, entre o ferro elétrico e a mão, se deu, principalmente, através de:
A) irradiação   
B) condução    
C) convecção
D) condução e convecção
E) convecção e irradiação
A transmissão de calor, no caso, se dá por Irradiação. A Condução é Precária porque o ar é isolante térmico. A Convecção não ocorre porque o ar quente tende a subir, e não a descer. Não esqueça que há ondas eletromagnéticas durante a transmissão.

2007.2

01. Um atleta, em treinamento para o Pan-Americano, percorre diariamente uma distância de 4.000 metros em 20 minutos, procurando manter sempre a velocidade constante e o ritmo cardíaco em 100 batidas por minuto. A distância que este atleta percorre, no intervalo entre duas batidas sucessivas de seu coração, é, em metros, de:
A) 2      B) 4     C) 10      D) 20     E) 40
100 batidas ---- 1 min
2 batidas -------- t min
T = 2/100 = 0,02 min.

4000 m ----- 20 min
x (m) -------- 0,02 min
x = 4000.0,02/20 = 200.0,02 = 4 m.

02. No instante em que a luz verde do semáforo acende, um carro ali parado parte com aceleração constante de 2,0 m/s². Um caminhão, que circula na mesma direção e no mesmo sentido, com velocidade constante de 10 m/s,
passa por ele no exato momento da partida. É correto afirmar-se que:
A) O carro ultrapassa o caminhão a 200 metros do semáforo.
B) O carro não alcança o caminhão.
C) Os dois veículos seguem juntos.
D) O carro ultrapassa o caminhão a 40 metros do semáforo.
E) O carro ultrapassa o caminhão a 100 metros do semáforo.
ΔSCARRO = a.t2/2  e ΔSCAMINHÃO = v.t, assim: 2t2/2 = 10.t => t = 10 s.
ΔS = 10.10 = 100 m (nessa posição o carro ultrapassa o caminhão).

03. O Peso de um corpo é uma grandeza física:
A) que não varia com o local onde o corpo se encontra.
B) cuja unidade de medida é o quilograma.
C) que se caracteriza pela quantidade de matéria que o corpo encerra.
D) que mede a intensidade da força de reação de apoio.
E) cuja intensidade é o produto da massa do corpo pela aceleração da gravidade local. (P = m.g)

04. Um corpo de massa 2 kg tem sua velocidade inicial de 4 m/s e, após um deslocamento de 7 metros, atinge uma velocidade de 10 m/s. A intensidade da força resultante, considerada constante durante todo o movimento aplicada ao corpo, em Newton, é:
A) 84      B) 24     C) 16     D) 12     E) 6
I. V2 = V02 + 2.a.ΔS => 102 = 42 + 2.a.7 => 100 = 16 + 14a => a = 84/14 = 6 m/s2.
II. F = m.a = 2.6 = 12 N.

05. As fábricas são dotadas de chaminés altas, para:
A) lançar a grande altura os gases residuais.
B) conseguir maior renovação de ar, por convecção, na fornalha.
C) se livrar da poluição.
D) obter ar puro das alturas, por condutibilidade.
E) obter, por irradiação, o resfriamento da água da caldeira.
A convecção ocorre nos fluidos (gases e líquidos)

06. Um elevador transporta 10 pessoas entre o 1º e o 10º andar de um edifício em 10 segundos. Se realizar a mesma tarefa em 20 segundos,
A) realizará um trabalho duas vezes maior.
B) desenvolverá uma potência média duas vezes maior.
C) desenvolverá uma potência média duas vezes menor.
D) realizará um trabalho duas vezes menor.
E) desenvolverá a mesma potência média.
P = W/Δt, onde P e Δt são inversamente proporcionais. Como o trabalho realizado será o mesmo (pois, apresenta a mesma quantidade de pessoas ao realizar o mesmo deslocamento), então se Δt = 20 s (o dobro do tempo na 1a situação) logo a potência desenvolvida será reduzida à metade.

2008.1

01. Com base nas representações das duas ondas sonoras que se propagam no ar, figura abaixo, é falsa a afirmativa:
A) As ondas A e B possuem amplitudes iguais
B) O comprimento de onda de B (λB) é o dobro do comprimento de onda de A (λA)
C) A onda A corresponde a um som mais alto (agudo)
D) A onda B corresponde a um som mais baixo (grave)
E) A onda B corresponde a um som mais forte do que o da onda A
I. Opção A é verdadeira. A amplitude da onda A é igual a da onda B e vale 3,4 m (2.1,7 = 3,4 m).
II. Opção B é verdadeira. λA = 4.1,7 = 6,8 m; λB = 8.1,4 = 13,6 m.
III. Opção C é verdadeira. As ondas sonoras se propagam no ar com a mesma velocidade. O som mais agudo corresponde ao da onda de maior freqüência que, no caso, é o da onda A, já que seu comprimento de onda  é menor.
IV. Opção D é verdadeira. O som baixo (grave) corresponde ao som da onda B, já que sua freqüência é menor devido ao seu maior comprimento de onda.
V. Opção E é falsa. As amplitudes das ondas A e B são iguais, logo têm a mesma intensidade.

02. Analisando um condutor, um técnico de laboratório aplicou as tensões (U) crescentes em seus terminais e anotou os valores das correntes (i) que nele passavam. Ao dividir a tensão pela respectiva corrente, encontrou valores decrescentes. Então concluiu que se tratava de um condutor:
A) metálico   B) não-metálico   C) metálico e longo   D) não-ôhmico   E) ôhmico
De acordo com a 1ª lei de Ohm (U = Ri) para um condutor ser ôhmico sua resistência R é constante, como obteve valores decrescentes o condutor é não-ôhmico.

03. Considere as afirmações com relação ao movimento retilíneo uniformemente acelerado.
I. Ocorre apenas quando a aceleração é positiva.
II. Ocorre apenas quando a velocidade escalar é positiva.
III. Ocorre quando a velocidade escalar e a aceleração escalar têm sinais iguais.
IV. Pode ocorrer com velocidade negativa.
V. O módulo da velocidade escalar aumenta com o passar do tempo.
Assinale:
A) Se I e II são corretas
B) Se II e III são corretas
C) Se III, IV e V são corretas
D) Se apenas III e IV são corretas
E) Se apenas IV e V são corretas
No movimento retilíneo uniformemente acelerado, num determinado instante, a aceleração escalar do móvel possui o mesmo sinal da sua velocidade escalar.
(V > 0 e a > 0; V < 0 e a < 0) Lembrando que a = ΔV/Δt, assim como a velocidade aumenta, a aceleração também aumenta.

04. O calor específico de uma determinada substância é igual a 0,5 cal/gºC. Para que a temperatura de uma amostra de 10 g dessa substância varie de 10ºC, é preciso que a amostra absorva, no mínimo: (considere 1cal = 4 joules)
A) 0,5 J    B) 10 J    C) 200 J     D) 100 J    E) 50 J
Q = m.c.Δθ = 10.0,5.10 = 50 cal = 50.4 = 200 J.

05. A figura abaixo mostra um espelho esférico côncavo, onde C é o centro, F é o foco e V é o vértice. Se colocarmos um objeto O entre C e F, sua imagem irá se situar:
A) à esquerda de V.
B) à direita de C.
C) entre F e o objeto.
D) entre o objeto e C.
E) entre F e V.
A imagem será real, invertida e maior que o objeto, ficando depois do centro de curvatura (à sua direita).

2009

01. Em determinado instante, a velocidade de um automóvel é 36 m/s. A figura que melhor representa essa marca é a:

A velocidade de 36 m/s corresponde a 129, 6 km/h, basta multiplicar 36 por 3,6. Logo será o item B.

02. Um professor de Física desafia seus alunos a descobrirem o número n total de roldanas ideais que compõem o sistema a seguir em equilíbrio.
As roldanas são idênticas, e aquelas encobertas pela placa estão ligadas da
mesma forma que as de número 1 e 2. Conhecidos os valores de P = 1600 N e F = 100 N, o valor de n é:
A) 5.      B) 6.     C) 7.      D) 8.     E) 9.
F = P/2N - 1 2N - 1 = P/F = 1600/100 2N - 1 = 16 = 24 N – 1 = 4 N = 5.

03. Uma placa e um pino maciço, ambos metálicos e feitos do mesmo material, encontram-se em equilíbrio térmico no mesmo ambiente. A placa possui um furo, cujo diâmetro D é igual ao diâmetro do pino. Submetendo-os (placa e pino) a uma mesma variação de temperatura e desprezando qualquer perda de calor para o meio ambiente, é correto afirmar-se que, após o aquecimento, os diâmetros DP (do pino) e DF (do furo) terão a seguinte relação:
A) DP = DF.    B) DP = 2DF.   C) 2DP = 3DF.    D) 3DP = 2DF.    E) 2DP = DF.
Se os objetos (placa e pino) sofrem a mesma variação de temperatura e são feitos do mesmo material, deverão apresentar a mesma variação nas suas dimensões. Logo, os dois objetos terão o mesmo diâmetro final.

04. O texto a seguir refere-se às propriedades das ondas sonoras: “As ondas sonoras são perturbações _____________ que se propagam _____________, sem sofrer _________________.”
As palavras que completam corretamente as lacunas são:
A) longitudinais, retilineamente, reflexão.
B) mecânicas, longitudinalmente, polarização.
C) transversais, longitudinalmente, polarização.
D) mecânicas, transversalmente, difração.
E) eletromagnéticas, transversalmente, polarização.
 “As ondas sonoras são perturbações mecânicas que se propagam longitudinalmente sem sofrer polarização, pois somente as ondas transversais podem ser polarizadas”.

05. Um objeto linear encontra-se posicionado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo de distância focal f e centro de curvatura C que obedece perfeitamente às condições de Gauss. A distância do objeto ao centro de curvatura é x, e sua imagem, real e invertida, encontra-se posicionada no ponto médio da distância entre o foco f e o centro de curvatura C do referido espelho. Nesse caso, o valor de x é:
A) 2f.      B) 3f.     C) f/2.      D) f.     E) 3f/2.
p = x + 2f e p’ = f + f/2 = f + 0,5f = 1,5f.
f = p.p’/(p + p’) f = (x + 2f).(1,5f)/(x + 2f + 1,5f) f = (x + 2f).(1,5f)/(x + 3,5f) f =

2010.

01. Um trenzinho de brinquedo move-se com velocidade constante de 3 m/s, durante 20 s. Após parar na estação durante 10 s, continua viajando mais 20 s, com velocidade constante de 2 m/s. A sua velocidade média, durante toda a viagem, em m/s, foi de
A) 2,5.     B) 2,0.      C) 3,4.       D) 3,0.      E) 5,0.
d1 = 3 x 20 = 60 m e d2 =2 x 30 = 60 m, portanto:
Vm = (60 + 60)/(20 + 10 + 30) = 120/60 = 2,0 m/s.

02. A afirmativa verdadeira está na opção
A) a massa de um corpo é uma medida de sua inércia.
B) a massa de um corpo pode variar de um ponto para outro da Terra.
C) o Quilograma-força e o Quilograma-massa (ou, simplesmente, Quilograma) são unidades diferentes de uma mesma grandeza.
D) o kgf e o kg são unidades de grandezas diferentes, pertencentes a um mesmo sistema de unidade.
E) em um mesmo lugar da Terra, peso e massa são grandezas inversamente proporcionais.
Segundo a 2ª Lei de Newton, quanto maior for a massa de um corpo menor será sua inércia, que é a “dificuldade” em ser acelerado.

03. Deseja-se projetar uma usina hidroelétrica, utilizando-se a queda d’água que tem uma vazão de 400 m³/min, caindo a água de uma altura de 30 m. Adote g = 10 m/s². Considerando-se que a densidade da água é de 1.000 kg/m³, a potência máxima que se pode obter, em MW, será:
A) 1.    B) 2.    C) 3.     D) 20.     E) 30.
A potência da queda d’água é devida ao trabalho da força peso da água.
Então: P = m.g.h/Δt = d.v.g.h/Δt = d.z.g.h = d.z.g.h. (onde z é a vazão)
Logo: P = 1000.400/60.10.30 =10³ x 2 x 10² x 10 = 2 x106 = 2 MW.

04. Um prego é colocado entre dois dedos, que produzem a mesma força, de modo que a ponta do prego é pressionada por um dedo e a cabeça do prego é
pressionada pelo outro. O dedo que pressiona o lado da ponta sente dor em função de:
A) a pressão ser inversamente proporcional à área para uma mesma força.
B) a força ser diretamente proporcional à aceleração e inversamente proporcional à pressão.
C) a pressão ser diretamente proporcional à força para uma mesma área.
D) a sua área de contato ser menor e, em consequência, a pressão também.
E) o prego sofrer uma pressão igual em ambos os lados, mas em sentidos opostos.
Pela própria definição de pressão, temos: P = F/A. Portanto, a pressão é inversamente proporcional à área de contato.

05. É provável ocorrer um eclipse solar, quando a fase da Lua é:
A) Nova.
B) Cheia.
C) Quarto crescente.
D) Quarto minguante.
E) Quarto crescente e minguante.
O eclipse solar acontece quando algumas regiões da Terra ficam dentro do cone de sombra ou do cone de penumbra da lua. Sendo favorável para ocorrer na fase de lua nova.

2011

01. Um bloco de massa igual a 10 kg é empurrado, a partir do repouso, por uma força resultante constante de 10 N, que atua na mesma direção do movimento. O trabalho realizado pela força e a velocidade desse bloco, após percorrer 12,5 metros, valem, respectivamente,
A) 100 J e 125 m/s.
B) 125 J e 100 m/s.
C) 125 J e 5 m/s.
D) 100 J e 5 m/s.
E) 5 J e 125 m/s.
I. W = F.d = 10.12,5 = 125 J.
II. F = m.a => 10 = 10.a => a = 10/10 = 1 m/s2.
III. V2 = V02 + 2.a.ΔS => V2 = 02 + 2.1.12,5 = 25 => V = 5 m/s.

02. Um estudante de Física resolveu criar uma nova escala termométrica que se chamou Escala NOVA ou, simplesmente, Escala N. Para isso, o estudante usou os pontos fixos de referência da água: o ponto de fusão do gelo (0°C), correspondendo ao mínimo (25°N) e o ponto de ebulição da água (100°C), correspondendo ao máximo (175°N) de sua escala, que era dividida em cem partes iguais. Dessa forma, uma temperatura de 55°, na escala N, corresponde, na escala Celsius, a uma temperatura de:
A) 10°C.    B) 20°C.    C) 25°C.    D) 30°C.     E) 35°C.
(55 – 25)/(175 – 25) = TC/100 30/150 = TC/100 (dividindo os denominadores por 50) 30/3 = TC/2 10 = TC/2 TC = 200C.

03. O fenômeno da refração de uma onda sonora pode ser explicado pela passagem da onda de um meio para outro de propriedades diferentes, mantendo constante(s)
A) a frequência, a velocidade e o comprimento de onda.
B) somente a velocidade.
C) somente o comprimento de onda.
D) somente a frequência.
E) apenas a frequência e o comprimento de onda.
Na refração temos valores diferentes ao passar de um meio para o outro: a velocidade, o comprimento de onda, o índice de refração e os ângulos de incidência e de refração.

04. Um garoto parado na rua vê sua imagem refletida por um espelho plano preso verticalmente na traseira de um ônibus que se afasta com velocidade escalar constante de 36 km/h. Em relação ao garoto e ao ônibus, as velocidades da imagem são, respectivamente,
A) 20 m/s e 10 m/s.
B) Zero e 10 m/s.
C) 20 m/s e zero.
D) 10 m/s e 20 m/s
E) 20 m/s e 20 m/s.
I. Ao garoto: V = 2.10 = 20 m/s. (V = 36 km/h = 10 m/s)
II. Ao ônibus: V = 10 m/s.

05. Três esferas metálicas idênticas, A, B e C, se encontram isoladas e bem afastadas uma das outras. A esfera A possui carga Q e as outras estão neutras. Faz-se a esfera A tocar primeiro a esfera B e depois a esfera C. Em seguida, faz-se a esfera B tocar a esfera C. No final desse procedimento, as cargas das esferas A, B e C serão, respectivamente,
A) Q/2, Q/2 e Q/8.
B) Q/4, Q/8 e Q/8.
C) Q/2, 3Q/8 e 3Q/8.
D) Q/2, 3Q/8 e Q/8.
E) Q/4, 3Q/8 e 3Q/8.
1a situação:
QAB = (Q + 0)/2 = Q/2. Assim QA = QB = Q/2.
2a situação:
QAC = (Q/2 + 0)/2 = Q/4. Assim QA = QC = Q/4.
3a situação:
QBC = (Q/2 + Q/4)/2 = 3Q/8. Assim QB = QC = 3Q/8.

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